Brasil Colônia
Aspeto
O Brasil Colonial compreende o período de 1500, com a chegada dos portugueses, até 1815, quando o Brasil foi elevado a reino em união com Portugal como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Durante os primeiros 300 anos da história colonial brasileira, a exploração econômica do território baseou-se primeiro na extração do pau-brasil (século XVI), que deu nome ao território; produção de açúcar (séculos XVI-XVIII); e finalmente na mineração de ouro e diamante (século XVIII). Os escravos, principalmente os trazidos da África, forneciam a maior parte da força de trabalho da economia exportadora brasileira após um breve período de escravidão indígena para cortar o pau-brasil.
- "As eleições deixaram de ter relevância para a população, eram simplesmente uma forma de legitimar as elites políticas estaduais. Elas passaram a ser fraudadas descaradamente, de uma maneira muito mais intensa do que no Império."
- - Fonte: Correio Braziliense, Fernanda Strickland, Entenda como o voto evoluiu no país desde o Brasil colonial (10 de outubro de 2022)