Alexandre Melo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alexandre Melo em outros projetos:

Alexandre Melo, nascido em Lisboa, é um crítico de arte, curador, ensaista, cineasta e professor português. Assessor Cultural do Primeiro Ministro de Portugal José Sócrates de 2005 até ao final do mandato do mesmo. Curador da Ellipse Foundation.



  • «Inaugurada em 1984 na sequência da exposição "Depois do Modernismo" a Galeria Cómicos, sob a orientação personalizada de Luís Serpa, tornar-se-ia quase imediatamente a galeria portuguesa mais característica da particular dinâmica artística dos anos 80 e também aquela que num muito curto espaço de tempo obteve um grau de reconhecimento e uma capacidade de afirmação internacional absolutamente único na história das galerias portuguesas».
- Alexandre Melo, "Arte e Mercado em Portugal - Inquérito às Galerias"
  • «(...) Assumindo a dianteira do esforço de internacionalização do meio artístico português ao longo deste período, os Cómicos lideraram nomeadamente o processo de intensificação de relações com a Espanha que foi uma das componentes motrizes do referido esforço de abertura além fronteiras,(...) apostando numa relação privilegiada com os artistas portugueses cujas carreiras entravam em fase de plena afirmação pública no início dos anos 80».
- Alexandre Melo, "Arte e Mercado em Portugal - Inquérito às Galerias"
  • «(...) Ao longo da década de 90, Luís Serpa modificou a natureza da sua relação com a Galeria e diversificou o espectro das suas actividades».
- Alexandre Melo, "Arte e Mercado em Portugal - Inquérito às Galerias"