Agulha

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Agulha (do Latim acucla) é uma ferramenta utilizada para perfurar superfícies. Por ser capaz de penetrar facilmente na maioria dos tecidos, ela é usada para costurar, que é o ato de unir peças ou entrelaçar fios a fim de criar uma peça de roupa ou um remendo em algum tecido.



- En el ojo de una aguja caben dos amigos, pero toda la anchura del mundo no basta para dos enemigos.
- Selección de perlas‎ - Página 89, Ibn Gabirol, David Gonzálo Maeso - Ameller, 1977, ISBN 847213086X, 9788472130869 - 149 páginas
  • "Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelada e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, - nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão".
- Memórias póstumas de Brás Cubas, Capítulo VII, Machado de Assis (1881)
  • "É uma história curiosa a que lhe vou contar, minha prima. Mas é uma história e não um romance. Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ônibus de Andaraí. Sabe que sou o homem menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis e esse mau costume dos ingleses. Entusiasta da liberdade, não posso admitir de modo algum que um homem se escravize ao seu relógio e regule as suas ações pelo movimento de uma pequena agulha de aço ou pelas oscilações de uma pêndula.Tudo isto quer dizer que, chegando ao Rocio, não vi mais ônibus algum; o empregado a quem me dirigi respondeu:
— Partiu há cinco minutos.
- José de Alencar in: Cinco minutos (1856)
  • "A agulha é pequena e delgada, mas sustenta uma família inteira."
- Provérbios portugueses
  • "A alfaiate pobre, a agulha se lhe dobra."
- Provérbios portugueses


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Agulha.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Agulha.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: agulha