Tirania

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O tirano, fragmento da alegoria do mal governo por Ambrogio Lorenzetti, Palazzo Pubblico de Siena, 1338-1340

Tirania (do grego τύραννος, líder ilegítimo) é caracterizado pelas ameaças às liberdades individuais e colectivas.



- Le suffrage universel, la plus monstrueuse et la plus inique des tyrannies, car la force du nombre est la plus brutale des forces, n'ayant même pas pour elle l'audace et le talent.
- Le disciple‎ - Página 4, de Paul Bourget, Teodor de Wyzewa - Publicado por Nelson, 1932 - 355 páginas
  • "Leis más são o pior tipo de tirania.
- Bad laws are the worst sort of tyranny
- "Speech at Bristol previous to the Election, 1780" in "The Works of the Right Honourable Edmund Burke" - Volume II Página 236, de Edmund Burke - Publicado por Wells and Lilly, 1826
  • "Durante toda a vida, eu não podia sequer conceber em meu íntimo outro amor, e cheguei a tal ponto que, agora, chego a pensar por vezes que o amor consiste justamente no direito que o objeto amado voluntariamente nos concede de exercer tirania sobre ele."
- Fiódor Dostoiévski, em "Notas do Subterrâneo ou Memórias do subsolo"
  • "O tirano deixa o povo e a massa contra as celebridades, de forma que o povo não sofra nenhuma injustiça por parte desses. Está claro para os fatos: quase a maioria dos tiranos, por assim dizer, eles surgiram de demagogos que foram ganhando a confiança caluniando as celebridades"
- Aristóteles, Política, V, 10, 3-5
  • "As tirani­as, efetivamente, umas se estabeleceram deste modo, quando já as cidades tinham crescido; outras, antes isto, surgiram de reis que se apartaram dos costumes de seus antepassados e aspiravam a um comando mais despótico. Outras, dos cidadãos eleitos para as magistraturas supremas, pois antigamente as democracias estabeleciam para muito tempo os cargos civis e religiosos; outras surgiam das oligarqui­as quando elegiam a um só com poder soberano para as mais importantes magistraturas"
- Aristóteles, Política, V, 10, 5-6
  • "O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser um mau em razão de um prazer, renuncia a esse prazer. Se te arriscas a ser um tirano em razão de um amor, renuncia a esse amor".
- I gelosi, i fremènti per la rabbia di non èssere abbastanza amati, sono veri tiranni. Piuttosto che divenir malvagio per qualunque piacere, dèesi rinunciare a quel piacere: piuttosto che divenir tiranno, o cadere in qualunque altra indegnità per amore, rinuncia all'amore.
- Silvio Pellico in: DEI DOVERI DEGLI UOMINI (1873)
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Tirania.