Racismo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bebedouros distintos para "brancos" e "negros" nos EUA, anos 1920.

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.



  • "Não tenho confiança em goleiro negro. O último foi o Barbosa, de triste memória."
- Chico Anysio, humorista, no diário Lance; Fonte: Revista VEJA, Edição 1960, de 14 de junho de 2006
  • "Eu cansei de ouvir de zagueiros em campo: crioulo filho da mãe e outras coisas".
- Pelé, ex-jogador de futebol; como citado em Revista IstoÉ Gente, edição 298, 02/05/2005
  • "O Alexandre é negro, mas é muito íntegro."
- Simony, cantora, sobre o pagodeiro e ex-namorado Alexandre Pires, que andou envolvido no atropelamento e morte de um motociclista (abril de 2000); como citado em Revista Veja, edição 1681, 27 de dezembro de 2000
  • "Agora vamos pegar as cubanas, aquelas negas."
- Virna, atacante da Seleção Brasileira de Vôlei, depois de derrotar as alemãs e antes de perder a partida para as cubanas na Olimpíada de Sydney; como citado em Revista Veja, edição 1669, 4 de outubro de 2000
  • "Não somos pessoas preconceituosas, em absoluto. Além de lavadeira e um excelente motorista negro, as duas cozinheiras que tive na vida são pretas telefônicas."
- Carmen Mayrink Veiga, ao saber que o marido, Tony, tem entre seus ancestrais uma negra angolana; como citado em Revista Veja, Edição 1 650 -24/5/2000
  • "Não bebo uma gota há mais de 25 anos e tenho orgulho disso".
- Robert Davis, negro americano, aposentado de 65 anos, espancado por policiais de Nova Orleans ao ser acusado de se embriagar em público; como citado em Revista Veja, Edição 1927 . 19 de outubro de 2005.
  • "Mexicanos dotados de grande dignidade, força de vontade e capacidade de trabalho estão executando tarefas que nem os pretos querem fazer nos Estados Unidos."
- Vicente Fox, presidente do México (maio de 2005); Fonte: Revista VEJA, Edição 1937, de 28 de dezembro de 2005.
  • "Se jogarem banana, eu como"
- Amoroso, atacante do São Paulo, explicando que a melhor forma de combater o racismo de algumas torcidas é ironizar as suas provocações; Fonte: Revista Isto É! de 28/12/2005
  • “Quem tem que responder isso não sou eu, é a sociedade”
- Lázaro Ramos, ator, cansado de falar sobre preconceito racial; Fonte: Revista ISTo É Gente, Edição 359
  • "A cultura corporativa de um mundo homogêneo vai se reproduzindo. Como os espaços de convivência públicos e familiares são predominantemente brancos, quando é preciso escolher um novo membro para o grupo, as pessoas acabam buscando dentro do espaço que conhecem e no qual se insere."
- Cláudio Dedecca, professor do Instituto de Economia da Unicamp; citado por Denyse Godoy em Folha OnLine, 11/05/2008
  • "Ouço na rua, pessoas fazendo essa brincadeira agressiva."
- Chico Buarque, sobre racismo; Fonte: uninui.com
  • destino de toda verdade ser objeto de ridículo quando exposta pela primeira vez. Era considerado idiotice se supor que homens negros eram realmente seres humanos e tinham que ser tratados com tal. O que uma vez foi considerado estupidez foi reconhecido como verdade. Hoje em dia é considerado exagero se proclamar constantemente o respeito por cada forma de vida, como sendo uma séria exigência de uma ética racional. Mas virá o dia em que as pessoas ficarão espantadas com o fato de que a raça humana existiu por tanto tempo antes de reconhecer que lesar uma vida irrefletidamente é incompatível com a verdadeira ética. Ética é, sem ressalvas, responsabilidade por tudo o que tem vida."
- It is the fate of every truth to be an object of ridicule when it is first acclaimed. It was once considered foolish to suppose that black men were really human beings and ought to be treated as such. What was once foolish has now become a recognized truth. Today it is considered as exaggeration to proclaim constant respect for every form of life as being the serious demand of a rational ethic. But the time is coming when people will be amazed that the human race existed so long before it recognized that thoughtless injury to life is incompatible with real ethics. Ethics is in its unqualified form extended responsibility to everything that has life.
- Civilization and ethics - página 255, Albert Schweitzer - A. & C. Black, ltd., 1923 - 298 páginas

Temas relacionados[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Racismo.