Malcolm X

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Malcolm X
Malcolm X
Malcolm X em outros projetos:

Malcolm X (19 de maio de 1925 - 21 de fevereiro de 1965). Foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou, a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.


  • "Você só vai conseguir a sua liberdade se deixar o seu inimigo saber que você não está fazendo nada para conquistá-la. Esta é a única maneira de conseguir a liberdade."
  • "Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos."
  • "Não estou me manifestando contra os brancos sinceros quando digo que, como membros de organizações pretas, geralmente a própria presença dos brancos sutilmente torna as organizações pretas automaticamente menos eficazes. Mesmo a presença dos melhores homens brancos dificulta a descoberta pelos negros do que precisam fazer e particularmente do que podem fazer... por si mesmos, trabalhando para si mesmos, entre a sua própria espécie, em suas próprias comunidades."
  • "Neste país o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome."
  • “As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.”
  • "Qualquer um que queira me seguir e ao meu movimento tem que estar pronto a ir para a cadeia, hospital ou cemitério, antes de poder ser realmente livre."
- X, Malcolm. Autobiografia de Malcolm X. Rio de Janeiro, Editora Record, 1965. (ISBN 9788501014641) p. 427
- Em depoimento a Evelyn Cunningham, ao ser estimulado a falar alguma coisa espantosa para sua coluna do Pittsburgh Courier.