Fernando Alonso

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando Alonso
Fernando Alonso
Fernando Alonso em outros projetos:

Fernando Alonso Díaz (29 de Julho de 1981, Oviedo, Espanha) é piloto da equipa Ferrari de Fórmula 1.

Verificadas[editar]

"[quando se começa na F1] Tudo que você achava que sabia é jogado fora pela janela e é preciso se adaptar"
"Deixar Schumacher para trás é sempre legal. Você fica falando disso durante a semana inteira"
"Estamos na Fórmula 1, não no Cirque du Soleil. Quem quiser ver outro espetáculo, acidentes, o safety-car, chuva, que procure outro esporte."
  • "Eu tenho medo da morte, mas não consigo pensar em largar a Fórmula 1"
- Fonte: Revista ISTOÉ, Edição 1909.
  • "Sou um cara de sorte. Adoro o que faço e me divirto sempre que vou para a pista. Nunca vou esquecer de minha primeira vez atrás do volante de um F-1. Tudo que você achava que sabia é jogado fora pela janela e é preciso se adaptar"
- Relembrando os tempos de Minardi.
- Fonte: Terra Esportes. Data: 13 de novembro de 2003[1]
  • “Zidane se aposentou com mais dignidade do que Schumacher
- Fonte: UOL Esporte[2]
  • "Desde menino que eu tinha o desejo de correr pela McLaren mas às vezes na vida as coisas não funcionam. Continuo a acreditar que a McLaren é uma grande equipe, mas nós tivemos altos e baixos durante a temporada, o que se transformou num desafio extra para ambos, e não é segredo que eu nunca me senti realmente em casa"
- Sobre a quebra de contrato com a McLaren após o fim da temporada de 2007
- Fonte: O Globo. Data: 02/11/2007[3]
  • "Se você quer comentar algo sobre algum carro te bloqueando, vá aos comissários. Se ele o fez diante das câmeras, é porque quer um pouco de show e isso eu não quero, porque não tenho nada a dizer"
- Após Michael Schumacher ter tirado satisfações com ele em público após um suposto bloqueio durante os treinos classificatórios para o GP da Malásia de 2010.
- Fonte: O Globo. Data: 29/03/2010.[4]
  • “Deixar Schumacher para trás é sempre legal. Você fica falando disso durante a semana inteira”
- Fonte: UOL Esporte. Publicado em 02/05/2010.[5]
  • "Felipe e eu nos complementamos: me falta algo nas curvas que ele tem, enquanto eu sou mais rápido em certos trechos. Aprender a ganhar é um segredo"
- Sobre seu companheirio de equipe na Ferrari, Felipe Massa.
- Fonte: EPA - European Pressphoto Agency[6]
  • “Perdi algumas voltas atrás do Lucas di Grassi, que deveria ter pensado que o campeonato mundial estava em disputa, mas isso é com ele. Se não fossem aquelas voltas atrás dele, teria terminado na frente de Hamilton e seria um domingo perfeito”
- Sobre sua disputa por posição com Lucas Di Grassi durante o Grande Prêmio de Mônaco de 2010.
- Fonte: globoesporte.com[7]
  • "Foi uma vergonha, não para a gente porque isto é uma corrida, mas para todos os torcedores que vieram aqui para assistir uma corrida manipulada. Estávamos bem, em terceiro, após uma boa largada. Quando o safety car entrou na pista, o que não foi bom para nós, Hamilton o ultrapassou, o que nunca tinha visto. Era para ter chegado em segundo. Com o safety, eu seria o nono e Hamilton, o oitavo. Mas quem desrespeitou as regras chegou em segundo"
- Sobre a polêmica demora na punição a Lewis Hamilton por ter ultrapassado o safety car após o acidente de Mark Webber na décima volta do GP da Europa de 2010, disputado em Valência na Espanha.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 27 de Junho de 2010.[8]
  • "Obviamente, eu estou muito mais calmo do que eu estava nos momentos após a corrida. Naquela hora, eu reagi emocionalmente à situação. É sempre muito fácil adotar um tom e dizer coisas que podem ser interpretadas de maneira errada, dando razões para suspeitas, algo que eu nunca quis fazer. Claro, eu entendo que os comissários têm um trabalho difícil a fazer e eles têm de tomar decisões que não são fáceis.O que eu quis dizer é que os pilotos, como nós (da Ferrari), que respeitamos as regras, infelizmente, nesta situação, sofreram muito mais que aqueles que as quebraram, mesmo que eles tenham sido punidos"
- Desculpando-se por ter dito que o GP da Europa de 2010 havia sido manipulado.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 30 de Junho de 2010.[9]
  • "Não estou me referindo especificamente a ninguém. É uma questão geral, e eu acho que nós deveríamos conversar sobre isto juntos, de uma maneira calma, para termos certeza de que coisas assim não acontecerão novamente"
- Afirmando não estar atacando Lewis Hamilton após a polêmica demora na punição ao inglês por ter ultrapassado o safety car após o acidente de Mark Webber na décima volta do GP da Europa de 2010, disputado em Valência na Espanha.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 30 de Junho de 2010.[9]
  • "Eu fiquei feliz ao saber que a FIA reagiu prontamente, convocando uma reunião extraordinária e eu estou confiante, certo de que todos os pontos da discussão vão ser esclarecidos de uma forma compreensiva"
- Sobre as medidas tomadas pela FIA após a polêmica demora na punição a Lewis Hamilton por ter ultrapassado o safety car após o acidente de Mark Webber na décima volta do GP da Europa de 2010, disputado em Valência na Espanha.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 30 de Junho de 2010.[9]
  • “Massa estava bem mais lento e consegui ultrapassar na curva. Como Felipe disse, trabalhamos para empresas, para times, e algumas vezes no ano vimos acidentes entre companheiros de time. Hoje a Ferrari colocou 42 pontos no bolso. Isso é o que importa aqui”
- Após o polêmico jogo de equipe da Ferrari no Grande Prêmio da Alemanha de 2010.
- Fonte: UOL Esporte. Publicado em 25 de Julho de 2010.[10]
  • “Não tenho energético em minha geladeira. Não gosto.”
- Quando perguntado sobre a equipe RBR (Red Bull Racing), referindo-se ao energético que dá nome ao time.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 29 de Novembro de 2010.[11]
  • “Ele tem três títulos, eu tenho dois, 29 anos e estou na Ferrari.”
- Em referência a Ayrton Senna e a possibilidade de se igualar aos três títulos dele em 2011.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 29 de Novembro de 2010.[11]
  • “Estamos na Fórmula 1, não no Cirque du Soleil. Quem quiser ver outro espetáculo, acidentes, o safety-car, chuva, que procure outro esporte. Aqui, estamos no mais alto nível técnico, com os carros mais rápidos, com a maior precisão”
- Defendendo a categoria, que foi muito criticada após o primeiro Grande Prêmio da temporada de 2010 no Bahrein.
- Fonte: eBand. Publicado em 25 de março de 2010.[12]
  • "Temos o exemplo do meu ex-companheiro Felipe Massa, que esteve oito anos na Ferrari, se foi ano passado e neste ano conseguiu pódio e pole position. Então, com certeza, há vida depois da Ferrari"
- Alonso sobre sua provável saída da Ferrari e permanência na Fórmula 1.
- Fonte: ESPN. Data: 07 de novembro de 2014.[13]
  • Muitos acham que sou louco por deixar Ferrari, mas preciso ganhar
- Sobre sua saída da Scuderia Ferrari
- Fonte: Globo.com. Data: 2 de dezembro de 2014.[14]

Sobre Fernando Alonso[editar]

Felipe Massa[editar]

  • "O melhor piloto, na minha opinião, é o Alonso. Não estou mal, mas eu estava do lado e acho que é o Alonso. Não pela velocidade, porque ele é um cara muito rápido mas você consegue ser mais rápido que ele, mas ele é muito inteligente, consegue enxergar a corrida de forma muito mais inteligente. Construindo tudo em volta, ele consegue ser mais completo"
- Felipe Massa sobre Alonso
- Fonte: Esporte Cracks. Data: 12 novembro 2014.[15]

Kimi Raikkonen[editar]

  • "Eu não dou a mínima para o que esse cara pensa."
- Kimi Räikkönen sobre as tentativas de Fernando Alonso de fazer jogos mentais com ele em 2005.

Lewis Hamilton[editar]

  • "Era minha primeira temporada na F-1, ao lado de um perdedor mundial. Um bicampeão mundial. E eu o 'fodi', o superei."
- Lewis Hamilton sobre sua estreia na Fórmula 1, alegando ter superado o então companheiro de equipe Fernando Alonso.
- Fonte: UOL Esportes[16]
  • Talvez tenha sido mais difícil [do que com Alonso] pensando em algumas situações que tivemos ao longo do ano… Mas você sempre quer ter um rival duro porque isso faz com que você evolua
- Hamilton comparando sua rivalidade com Alonso em 2007, a rivalidade com Rosberg em 2014.
- Fonte: Total Race. Data: 25 de novembro de 2014.[17]
  • É uma decisão interessante e desejo tudo de melhor para ele. Será uma nova experiência para ambos. Fernando cresceu muito com os anos, tanto como piloto como em maturidade, e, por causa da experiência anterior com Ron [Dennis], saberá conduzir melhor a situação. Não será tão complicado como da última vez
- Hamilton sobre a readaptação de Alonso à equipe McLaren e seus antigos atritos com Ron Dennis.
- Fonte: ESPN. Data: 1 de dezembro de 2014.[18]

Niki Lauda[editar]

  • “Foi um óbvio e inaceitável episódio de ordens de equipe. As pessoas compram ingressos para ver o melhor piloto vencer. O que aconteceu foi uma fraude para os espectadores. A Ferrari estava com um desempenho muito superior. Por que eles quiseram arruinar isto tudo em vez de ter uma vitória perfeita? O que Fernando falou não faz o menor sentido. Nunca ouvi isso antes. Ele mostrou que não tem caráter
- Niki Lauda sobre o polêmico jogo de equipe da Ferrari no Grande Prêmio da Alemanha de 2010.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 26 de Julho de 2010.[19]

Reginaldo Leme[editar]

  • “Ele é, na F-1 atual, o único que fala o que pensa, não se importa com a opinião dos outros e, ainda, tem plena certeza de que não existe um piloto tão capaz quanto ele. No máximo, faz um desconto quando se trata de Hamilton. É o único que ele respeita.”
- Reginaldo Leme sobre Fernando Alonso.
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Data: 5 de dezembro de 2014.[20]

Vitaly Petrov[editar]

  • “O gesto só mostra sua má educação. Sigo sempre esta regra: se você está triste ou decepcionado, nunca deve demonstrar. Fiz minha corrida e ele (Alonso) fez a dele. Isso é um trabalho e quero fazer o melhor possível”
- Vitaly Petrov sobre os gestos que Fernando Alonso fez ao final do GP da Abu Dhabi, quando perdeu o título para o alemão Sebastian Vettel
- Fonte: GLOBOESPORTE.COM. Publicado em 18 de Novembro 2010[21]

Referências

  1. Terra Esportes, Fernando Alonso diz que é um cara sortudo
  2. Alonso completa uma década de F-1 com coleção de conquistas e desafetos
  3. O Globo, Fernando Alonso deixa a McLaren
  4. O Globo, Atrito na Fórmula 1: Alonso X Schumacher
  5. Alonso: "Deixar Schumacher para trás é sempre legal" - 02/05/2010
  6. "Felipe e eu nos complementamos", diz Alonso sobre Massa
  7. Alonso reclama de Di Grassi após o GP: 'Perdi algumas voltas atrás dele' globoesporte.com. Publicado em 16/05/2010.
  8. GLOBOESPORTE.COM - Após decisões polêmicas, Ferrari diz que GP da Europa foi um 'escândalo'
  9. 9,0 9,1 9,2 GLOBOESPORTE.COM - Alonso volta atrás e pede desculpas por críticas: "Reagi emocionalmente"
  10. Ferrari leva apenas multa após Massa afirmar que deixou Alonso passar - UOL Esporte
  11. 11,0 11,1 Alonso crê em 2011 mais fácil e faz piada ao ser perguntado sobre a RBR
  12. Fernando Alonso diz que F-1 não é o Cirque du Soleil
  13. 'Há vida depois da Ferrari; Massa é um exemplo', diz Alonso
  14. Alonso: "Muitos acham que sou louco por deixar Ferrari, mas preciso ganhar" globo.com. Publicado em 2 de dezembro de 2014.
  15. Felipe Massa elege Fernando Alonso como melhor piloto da atualidade
  16. Em 2007, eu 'explodi' Alonso", afirma Hamilton Tazio.com.br
  17. Para Hamilton, rivalidade com Rosberg foi "mais dura" do que com Alonso Julianne Cerasoli, Total Race. Publicado em 25 de novembro de 2014.
  18. Hamilton acredita que Alonso terá melhor adaptação em possível retorno à McLaren ESPN. Publicado em 1 de dezembro de 2014.
  19. Lauda critica Alonso após polêmica: "Ele mostrou que não tem caráter"
  20. NOVELA McLAREN | Blog Sinal Verde | Globoesporte.com
  21. Petrov, sobre reclamação de Alonso: 'Só mostra a má educação dele'