William Thierry Preyer

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
William Preyer
William Thierry Preyer
William Thierry Preyer
William Preyer em outros projetos:

William Thierry Preyer (Manchester, 4 de julho de 1842 - Wiesbaden, 17 de julho de 1897) foi um fisiologista inglês que trabalhou na Alemanha.


  • "Qualquer que seja a maneira de se entender o conceito de átomo, jamais sera ele uma hipótese que se espera provar um dia, mas sim uma ficção; e esta não é passível de demonstração já pelo fato de que se envolveu em todas suas formas desenvolvidas até agora, em contradições inevitáveis. O conceito de átomo se manteve por tanto tempo e ainda se mantêm pois não temos expediente melhor para estabelecer relações em um grande número de fenômenos. É por esta razão que a teoria do átomo está levando uma vida provisória. A enorme capacidade heurística e mnemônica estimulou muitas vezes a confundir método e objeto da investigação e a alimentar por ela uma admiração que não merece."
-Über die Aufgabe der Naturwissenschaft (Sobre a Tarefa da Ciência da Natureza), Jena, Ed. Fischer, 1878, 7; Como cit. p/ Hans Vaihinger em A filosofia do como se; Tradução de Johannes Kretschemer. - Chapecó: Argos, 2011, páginas 428-9.