Wilhelm von Humboldt

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Wilhelm von Humboldt
Wilhelm von Humboldt
Wilhelm von Humboldt
Wilhelm von Humboldt em outros projetos:

Wilhelm von Humboldt (22 de junho de 17678 de abril de 1835) foi um filósofo e linguista alemão.


Os Limites da Ação do Estado (1792)[editar]

  • O grande princípio orientador, para o qual convergem diretamente todos os argumentos até agora desenvolvidos nestas páginas, é a importância absoluta e essencial do desenvolvimento humano em sua mais rica diversidade.
- Capítulo 6
  • A coerção pode prevenir muitas transgressões; mas rouba até mesmo ações que são legais de uma parte de sua beleza. A liberdade pode levar a muitas transgressões, mas empresta até mesmo aos vícios uma forma menos ignóbil.
- Capítulo 8
  • Investigar e criar; - esses são os grandes centros em torno dos quais giram todas as atividades humanas, ou pelo menos a esses objetos elas se referem mais ou menos diretamente.
- Capítulo 8

Atribuídas[editar]

  • O homem não pode abordar este reino puramente objetivo senão por meio de seus poderes cognitivos e sensoriais, isto é, de maneira subjetiva.
- Man cannot approach this purely objective realm other than through his cognitive and sensory powers, that is, in a subjective manner..
- Fonte: como citado in:The Linguistic Relativity Principle and Humboldtian Ethnolinguistics- A History and Appraisal, Por Robert L. Miller · De Gruyter, 1968, ISBN: 9783110823165, 3110823160
  • Existem inegavelmente certos tipos de conhecimento que devem ser de natureza geral e, mais importante, um certo cultivo da mente e do caráter que ninguém pode se dar ao luxo de ficar sem. As pessoas obviamente não podem ser bons artesãos, comerciantes, soldados ou homens de negócios, a menos que, independentemente de sua ocupação, sejam bons, íntegros e – de acordo com sua condição – seres humanos e cidadãos bem informados. Se esta base for construída através da escolaridade, as habilidades profissionais são facilmente adquiridas mais tarde, e uma pessoa é sempre livre para passar de uma ocupação para outra, como tantas vezes acontece na vida.
- Conforme citado em Wilhelm von Humboldt (1970), por P. Berglar, p. 87, e "Profiles of Educators: Wilhelm von Humboldt (1767–1835)" de Karl-Heinz Günther, em Prospects, vol. 18, Edição 1 (março de 1988)
  • O uso infinito de meios finitos
- Sobre a linguagem