Wikiquote Discussão:Modelos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Proposta de alteração no cabeçalho das páginas[editar]

Modelo atual de sintaxe[editar]

O modelo atual de página prevê a seguinte sintaxe:
== [[w:pt:Nome|Nome Completo]] ==
de forma que aparece a seguinte visualização:

Proposta de nova sintaxe[editar]

'''[[w:Nome|Nome Completo]]'''
de forma que apareça a seguinte visualização:
Nome Completo

Motivos da proposta[editar]

Como estamos tratando de uma coletânea de citações, normalmente o autor da citação será o mesmo do título da página, e fica esteticamente como se fosse um título duplicado, por utilizar o mesmo tamanho de fonte; com esta proposta, será usado uma fonte menor na segunda parte.
Esta estética proposta está de acordo com a sintaxe utilizada na versão inglesa.



--Chico 12:30, 5 Nov 2004 (UTC)


Por mim, deve ser colocado um texto introdutório sobre quem foi a pessoa, e nesse texto deve aparecer o nome do indivíduo com um link para a Wikipédia. Não há sentido em repetir o nome da pessoa em dois cabeçalhos ou em uma palavra solta. Marcelo R. 23:30, 9 Nov 2004 (UTC)
Mas se for para decidir entre essas duas, fico com a segunda, para evitar dois cabeçalhos evidentes. Marcelo R. 04:13, 10 Nov 2004 (UTC)



Marcelo, a bem da verdade, o modelo atual, que pode ser conferido na seguinte ligação Wikiquote:Modelos sugere este texto resumido de quem foi a pessoa. O modelo sugerido está assim caracterizado:

== [[w:pt:Nome|Nome Completo]] == 
(Data de Nascimento - Data da Morte) ''Também conhecido como 
'''Outro Nome'''. Uma breve descrição da ocupação da pessoa 
e de seu papel social.''

Estou interessado em discutir apenas a primeira linha; já a partir da segunda linha são fornecidas as informações que pleiteou.

--Chico 15:43, 10 Nov 2004 (UTC)

Oi Chico, na verdade eu coloquei o seguinte: o título não precisa reaparecer no corpo da página nem na forma de cabeçalho (==) nem na forma de negrito. Pode-se simplesmente colocar um link no meio do texto introdutório, como acontece com a parte em negrito do parágrafo introdutório dos artigos da Wikipédia. Marcelo R. 23:54, 10 Nov 2004 (UTC)
Vendo alguns artigos criados recentemente, o uso de negrito me parece bastante adequado para destacar mais o nome da pessoa. Definitivamente, voto por abandonarmos o primeiro padrão. Marcelo R. 18:32, 11 Nov 2004 (UTC)

decisão[editar]

Considerando as opiniões, vou mudar o modelo, de "titulo" para "negrito".
--Chico 15:56, 16 Nov 2004 (UTC)

Citação em itálico[editar]

Não seria mais interessante, como uma forma de as citações ficarem mais agradáveis de leitura, que as colocássemos em itálico, como em Victor Hugo . Fiz apenas de teste, coloquei umas 10 citações. Observem como fica mais límpido, quando todas as citações estão em itálico. O que vocês acham? Assim diferenciamos a citação em si das informações complementares. Com estima, VivaVorto 19:47, 26 Dez 2004 (UTC)

acredito que as citações em itálico são úteis quando é citação direta, sem tradução ou mais referências;
quando as citações incluem tradução ou outros comentários, em negrito ficam melhor; exemplo recente: Provérbios Poloneses
--Chico 16:17, 27 Dez 2004 (UTC)