Wikiquote:Pedidos de administração

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.


Pedidos de administração são pedidos feitos para que um wikiquotiano (usuário wikiquote) seja feito administrador. Estes pedidos são feitos via nomeação.

Directrizes

A actual política da Wikiquote é conceder o estatuto de administrador a qualquer wikiquotiano que tenha sido um contribuinte da Wikiquote durante algum tempo e seja em geral um membro conhecido da comunidade, e no qual a comunidade deposita confiança. A maior parte dos utilizadores parecem concordar que quanto mais administradores houver, melhor.

Os wikiquotianos suportam mais facilmente a candidatura de pessoas que são contributores registados há alguns meses e que contribuíram para uma variedade de artigos sem entrar em conflito frequente com outros utilizadores. Espera-se dos nomeados uma boa familiarização com as políticas e procedimentos da Wikiquote. A quantidade e qualidade do trabalho que um wikiquotiano desenvolve aqui também é um factor. Muitos wikiquotianos levam consideração o número de edições que um candidato fez como indicação da sua actividade. Não existem directivas rígidas sobre isto, mas a maior parte dos utilizadores parece esperar entre 500 e 1000 edições antes de considerar séria uma nomeação.

As nomeações que são obviamente desqualificadas (as que tiverem menos de 100 edições, por exemplo) podem ser removidas antes de a votação estar completa. Votações anteriores mostram que a grande maioria dos wikiquotianos não irão apoiar essas nomeações, e elas não têm qualquer hipótese de sucesso. As nomeações também podem ser removidas mais cedo se a votação corrente tornar claro que irá existir um consenso em atribuir o estatuto de administrador.

Nomeação. A maior parte dos utilizadores tornam-se administradores por serem nomeados por outro utilizador. Antes de nomear alguém, assegure-se de que esse alguém está de acordo. A sua nomeação deve indicar que você acredita que o utilizador cumpre os requisitos e será um administrador exemplar. Com a nomeação, dê algumas razões do motivo por que pensa que este editor será um bom administrador.
Auto-nomeação. Se quiser ser administrador, pode pedir a alguém que o nomeie. Mas as auto-nomeações são aceitas. Se quiser auto-nomear-se para administrador, é recomendado que espere até ultrapassar as directrizes normais por uma boa margem.
Utilizadores anónimos. Os utilizadores anónimos não podem ser nomeados, nomear terceiros ou suportar ou opor-se a nomeações. O requisito mínimo para se envolver em assuntos de administração é ter um nome de utilizador no sistema.

Depois de um período mínimo de 7 dias para comentários, se existir concordância geral de que alguém que pede encargo de administração deve obtê-lo, então um burocrata atribuir-lhe-á esse encargo e registar o facto no registro de privilégios. Se existir incerteza, ainda que só na cabeça de um burocrata, então pelo menos um burocrata deve sugerir uma extensão de prazos para que fique claro que o que se está a implementar é a decisão da comunidade.

Eleições para encargo de administrador

Ver também: Wikiquote:Pedidos de administração (eleições concluídas)

Auto-nomeações para encargo de administrador

Outros projetos wiki

Requisição de permissões (wikimedia)