Wikiquote:Limites nas citações

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para manter a qualidade de nossas páginas e reduzir o potencial de violação de direitos autorais, devemos colocar alguns limites nas citações.

Wikiquote, que consiste nas palavras de pessoas notáveis, é propenso por sua própria natureza a exceder o uso justo. Será necessária muita vigilância por parte de nossa comunidade de editores para manter os artigos dentro dos limites aconselháveis, tanto mais que esses limites têm se mostrado difíceis de definir e estão sujeitos a muita interpretação.

Um artigo Wikiquote é uma coleção de citações por assunto. Sua estrutura não é tão evidente quanto a de um artigo da Wikipédia, onde as informações são organizadas para formar uma narrativa clara e coerente. É uma tentação muito natural para nossos editores adicionar e nunca subtrair. Em vez de trabalharem juntos na seleção de citações para artigos, os editores tenderão a continuar adicionando até que o diálogo de um programa de televisão, por exemplo, chegue perto de ser duplicado. Alguns contribuidores, como vimos, parecem acreditar que a duplicação é o propósito do Wikiquote. Um artigo torna-se então uma espécie de clubhouse para os fãs; e nenhuma citação, por mais banal ou trivial, é omitida. Sem limitações nas escolhas de citações, acabaremos com páginas inúteis e sem valor. As decisões sobre qualidade são muitas vezes subjetivas, mas isso não pode ser motivo para afirmar que as decisões não devem ser tomadas.

O padrão para boas citações é que elas sejam memoráveis, significativas, bem expressas e concisas.

As seções a seguir tratam dos limites que impomos às citações. Além dessas diretrizes, as citações estão sujeitas a ajustes ou remoção com base na qualidade.

Direitos autorais versus domínio público[editar]

Obras em domínio público são definidas, para o escopo de nossas diretrizes, como provenientes de uma das três fontes (com base na lei de direitos autorais dos Estados Unidos):

  1. Obras publicadas antes de 1927; ou ter sido publicado antes de 1963 se e somente se houver evidência afirmativa de que o direito autoral expirou e não foi renovado.
  2. Publicações governamentais, bem como os discursos de funcionários públicos sobre questões de política ou de interesse público. Isso inclui discursos de campanha, declarações feitas durante audiências no Congresso e o conteúdo de opiniões judiciais.
  3. Obras para as quais podem ser fornecidas evidências afirmativas de que o proprietário dos direitos autorais liberou expressamente a obra para o domínio público.

Extensão das citações[editar]

Citações inapropriadamente longas serão cortadas ou descartadas, com um máximo de 250 palavras por citação, na ausência de um consenso de que existem circunstâncias excepcionais. Um exemplo de uma longa citação que merece inclusão total seria o discurso de Abraham Lincoln em Gettysburg, que tem 272 palavras. Citações mais longas do que isso começam a se aproximar da duração dos discursos, que são mais adequados para inclusão no Wikisource (com apenas trechos-chave incluídos no Wikiquote).

Número de citações por tipos de artigos[editar]

Exceções[editar]

Se uma página for considerada por um editor como tendo um número incomumente grande de citações memoráveis ​​(por exemplo, alguns clássicos do cinema), um apelo pode ser feito à comunidade para permitir uma exceção às diretrizes. Um fórum será criado para que os editores defendam uma citação ou um artigo que exceda os limites de número ou extensão de citações. Cada discussão será limitada a um tempo padrão e será decidida por consenso da comunidade. Os artigos serão marcados para informar os leitores quando uma discussão estiver ocorrendo.

Filmes[editar]

Cinco cotações no máximo por hora, ou seja, cerca de uma cotação a cada 12 minutos. As citações não atribuídas a caracteres específicos são descartadas. Comprimento máximo recomendado de citações: sete linhas por um caractere, dez linhas de diálogo. Os slogans não contam para o número total de citações.

Televisão[editar]

O número de citações permitidas será determinado pelo total de minutos de um programa. A duração de um programa inclui seus comerciais ou, para redes sem anúncios, como PBS ou BBC, inclui a duração da publicidade caso existisse. Os valores máximos permitidos serão: uma citação para um show com menos de meia hora de duração; duas citações de meia hora; cinco citações por uma hora; sete citações para uma hora e meia; dez citações por duas horas; e quinze citações por três horas. As citações não atribuídas a caracteres específicos são descartadas. Comprimento máximo recomendado de citações: sete linhas por um caractere, dez linhas de diálogo.

Vídeo on-line[editar]

Os vídeos postados exclusivamente para visualização on-line são semelhantes aos programas de televisão no que diz respeito ao material citável. O número de citações permitidas será determinado pelo total de minutos de um programa. Os valores máximos permitidos serão: uma citação para um show com menos de meia hora de duração; duas citações de meia hora; cinco citações por uma hora; sete citações para uma hora e meia; dez citações por duas horas; e quinze citações por três horas. As citações não atribuídas a caracteres específicos são descartadas. Comprimento máximo recomendado de citações: sete linhas por um caractere, dez linhas de diálogo.

Personagens[editar]

Número máximo de citações por diretrizes para filmes, programas de TV, livros, etc. As páginas que consistem apenas em citações sem fonte são indicadas para exclusão.

Palavras faladas (discursos, stand-up comedy, entrevistas, etc.)[editar]

Cinco citações no máximo para qualquer trabalho que não seja de domínio público.

Álbuns[editar]

Um máximo de cinco citações bastante breves (ou seja, uma média de quatro linhas de verso cada) por álbum.

Livros[editar]

Um máximo recomendado de cinco linhas de prosa ou oito linhas de poesia para cada dez páginas de um livro que não é de domínio público. Isso equivale a cerca de 1,25% do conteúdo total de um livro.

Pessoas[editar]

Em muitos casos, as obras individuais de um autor não são notáveis ​​o suficiente para merecer páginas individuais, então as obras desse autor são coletadas na página para o autor. Nesse caso, o número máximo de citações de uma obra na página de um autor é de acordo com as diretrizes para livros, discursos, entrevistas, etc.

Temas[editar]

Os artigos temáticos apresentam citações sobre um determinado tópico em vez de citações de um determinado trabalho ou autor. Em teoria, não há limite para o número de citações que podem ser incluídas em uma página temática, desde que nenhuma obra seja extraída excessivamente.

Como funciona algumas wikiquotes[editar]

Japonês[editar]

  • Só aceita citações em dominio público (autores e/ou tradutores que já faleceram há mais de 70 anos)

Francês[editar]

  • Só aceita citações com fontes (nome da obra, editora, página)

Alemão[editar]

  • Citações de autores e tradutores falecidos há mais de 70 anos estão em domínio público
  • Restringe número de citações de demais autores e escritores (até 10 citações curtas)
  • Restringe número de citações de filmes e seriados (5 citações, em média)
  • Só aceita citações com fontes (nome da obra, editora, página)