Wikiquote:Autoconfirmados

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Usuários PBPE-registrados-registados são todos os usuários que utilizam da Wikipédia logados no sistema, ou seja, entrando na conta identificando-se com nome de usuário e senha.

Para efeito da classificação de usuários registrados, separaremos os usuários W:Robôs e Wikipédia:Sock puppet-Sock Puppets. Estes dois tipos de usuários também são usuários registrados que possuem nome de usuário e senha, entretanto, possuem características distintas. Enquanto os robôs automatizam edições repetitivas, os sock puppets são contas adicionais de um mesmo usuário, contas marionetes, portanto, enquadradas separadamente.

Usuários que utilizam a Wikipédia estando registrados usufruem de diversas vantagens: podem mover páginas, podem fazer o inventário de suas contribuições a qualquer tempo, podem vigiar artigos, uma vez adquirido o Wikipédia:direito ao voto|direito ao voto podem participar de quaisquer Wikipédia:votações|votações da comunidade e podem também ser indicados a administrador ou burocrata da Wikipédia, entre muitas outras coisas.

Algumas funções, como mover páginas ou editar páginas semiprotegidas (que impedem a edição de usuários anônimos), são permitidas aos usuários registrados que já obtiveram o status de autoconfirmados. Os requisitos exatos para se obter o status de usuário autoconfirmado variam de acordo com as circunstâncias: para a maioria dos usuários, contas que têm mais de quatro dias e tenham feito pelo menos dez edições são consideradas autoconfirmadas. Entretanto, usuários que utilizam uma rede TOR estão sujeitos a requisitos maiores: 90 dias e 100 edições.

Vantagens para quem cria uma conta[editar]

Não é necessário criar uma conta para ler ou editar o conteúdo da Wikipédia, pode contribuir como utilizador anônimo. No entanto, criar uma conta é um processo rápido e sem qualquer encargo, obtendo vários benefícios:

  • Nome de usuário - Pode criar uma conta com um nome de usuário à sua escolha desde que este ainda não tenha sido escolhido por outra pessoa. As edições que fizer posteriormente estarão associadas automaticamente a essa conta. Note que mesmo tendo uma conta, se não entrar com ela (fazer o log-in) as edições serão associadas ao seu endereço IP como anónimo. Não é possível pedir posteriormente para associar determinadas edições de um ou vários endereços IP a um determinado usuário. Estando registado, também é possível Guia de edição-Assinar-assinar facilmente as suas mensagens com quatro tiles em Wikipedia:Página de discussão|páginas de discussão, de forma a identificar-se com uma identidade fixa perante outros usuários e com uma ligação para a sua página de usuário, caso lhe queiram deixar mensagens.
  • Wikipedia:Política de privacidade|Privacidade - Não necessita revelar a sua identidade, mas ao criar uma conta, esta permite-lhe ter uma "identidade" fixa na Wikipédia e ao mesmo tempo manter a sua privacidade escondendo o seu endereço IP. Caso faça edições na Wikipédia como anónimo, o endereço IP fica associado a cada uma das edições e é visível a todos.
  • Comunidade - Se tiver uma conta, isso permitirá a participação em vários Wikipedia:WikiProjetos|projetos, colaborações em grupo, concursos, e, entre outras vantagens, será possível obter ajuda personalizada inscrevendo-se no programa de Wikipedia:Tutoria|tutoria, onde poderá colocar questões, obter dicas e ser orientado por um editor experiente de forma a se familiarizar melhor com o funcionamento da Wikipédia.
  • Incluir ligações externas sem ter que se submeter ao CAPTCHA. Os usuários anônimos, ao acrescentar uma ligação a um artigo, estão sujeitos ao Ajuda:Captcha|CAPTCHA no qual terão de introduzir as palavras que aparecem em uma imagem, o que pode ser bastante incómodo. A mensagem que aparece é a seguinte: Esta restrição visa dificultar a introdução sistemática de ligações externas com intuitos propagandísticos através de programas automatizados para esse fim.
  • Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Minhas contribuições|Lista de edições - Poderá visualizar uma lista das suas contribuições. Os usuários anónimos também podem visualizar as contribuições dos mesmos, mas poderão aparecer na lista de contribuições as edições de outros usuários que tenham usado o mesmo endereço IP.
  • Wikipedia:Página de usuário|Página de usuário - Terá disponível uma página de usuário permanente onde pode escrever algo sobre si. Note, no entanto, que a Wikipédia não é um serviço de páginas pessoais, e que normalmente as páginas de usuário contêm apenas informações que sejam relevantes no contexto da Wikipédia. Normalmente os usuários colocam um pouco de informação sobre os mesmos, referem artigos que contribuíram substancialmente, assim como ligações úteis de ferramentas da Wikipédia e projetos da Wikipédia em que estejam a trabalhar. Pode também criar Wikipedia:Subpágina|subpáginas de usuário para fazer testes, para apresentar previamente propostas à comunidade, etc.
  • Wikipedia:Página de discussão#Páginas de discussão de usuários|Página de discussão de usuário - Terá também uma página de discussão de usuário sua, o que permitirá a outros editores (anónimos ou registados) deixarem-lhe mensagens sobre sugestões, dúvidas, edições de artigos, etc. Ao escreverem-lhe uma mensagem nessa página de usuário será notificado automaticamente através de um aviso "Você tem MediaWiki:Newmessageslink" ao visualizar uma página qualquer da Wikipédia.
  • Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Artigos vigiados-Vigiar artigos - Para saber com mais facilidade se determinada página do seu interesse ou que tenha editado foi alterada ou vandalizada sem ter que acessá-la regularmente. Para adicionar um artigo à sua lista de artigos vigiados pode usar o botão "vigiar" presente no cabeçalho das páginas. Também pode definir nas Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Minhas preferências-preferências para que os artigos criados ou editados por si sejam automaticamente adicionados à sua lista de artigos vigiados.
  • Sistema de Notificações - Avisa quando há novas mensagens na sua página de usuário, reversões de suas edições, menções e links, entre outros avisos.
  • Mover páginasMudar o nome de artigos[1] - Estando registrado você terá a possibilidade de renomear/mover páginas. Dessa forma, todo o Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/História|histórico de edições dos artigos estará associado com o novo nome do artigo, o que não aconteceria se o fizesse apenas copiando e colando o texto.
  • Editar Wikipedia:Página protegida|páginas semiprotegidas[1] - Por vezes algumas páginas são semiprotegidas temporariamente ao serem alvo de constante vandalismo. Os editores anónimos não podem editar essas páginas enquanto estiverem semiprotegidas.
  • Contacto por email - Pode também introduzir opcionalmente o seu email nas Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Minhas preferências|preferências de usuário, de forma a que outros usuários possam enviar-lhe emails através da Wikipédia. Esse email não será público. O email também permite recuperar a palavra-passe da sua conta da Wikipédia caso se esqueça.
  • Identidade fixa na Wikipédia - Os outros usuários podem reconhecê-lo com uma identidade única ao editar páginas na Wikipédia. Se contribuir apenas como anónimo, as suas contribuições só podem ser identificadas através do seu endereço IP. Endereço esse que, na maioria dos casos, muda regularmente. Devido a este fator, uma conta de usuário é mais apropriada de forma a facilitar a comunicação e colaboração entre a comunidade de editores da Wikipédia.
  • Wikipedia:Direito ao voto-Direito ao voto - Estando registrado há mais de 90 dias a partir da primeira edição e tendo mais de 300 contribuições válidas no Wikipedia:Domínio|domínio principal (artigos enciclopédicos), terá direito a voto nas Wikipedia:Votações-questões em discussão que exijam decisões da comunidade.
  • Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Minhas preferências - Poderá personalizar várias opções disponíveis: escolher uma interface pré-definida de visualização da Wikipédia (altera o aspecto das páginas) ou personalizar através de Cascading Style Sheets-CSS; definir o seu fuso horário para apresentar a hora local das edições; definir o número de artigos que aparecem nas mudanças recentes; alterar a forma como edita as páginas, etc.
  • Wikiquote-Administradores - Estando registrado e sendo um membro de confiança da comunidade, poderá ser nomeado ou mesmo nomear-se à votação para administrador ou burocrata da Wikipédia.
  • Evitar que receba avisos de vandalismos que não são dirigidos a si, mas ao vândalo que utilizou o mesmo endereço IP. Por vezes esta situação pode provocar mal-entendidos entre usuários e colocar o usuário alheio às ações do vândalo em posição desconfortável, mas a única forma de avisar um usuário anónimo que tenha feito vandalismo é colocar o aviso na página de discussão do endereço IP desse usuário. Quando alguém acede à Wikipédia com o mesmo endereço IP que o vândalo utilizou, aparece um aviso "Você tem novas mensagens" e ao aceder à página de discussão desse IP pode visualizar o aviso que não é dirigido a si. Os usuários registados não recebem, a não ser que seja por engano, avisos que sejam dirigidos a outros usuários. No entanto, existe uma mensagem que é mostrada em todas as páginas de discussão de usuários anónimos a indicar que podem ocorrer estas situações (ver a mensagem em MediaWiki:Anontalkpagetext). Da mesma forma que como anónimo pode correr o risco de receber estes avisos, também poderá ser impedido de editar a Wikipédia caso o IP utilizado pelo vândalo tenha sido bloqueado (ver parágrafo seguinte).
  • Editar artigos caso o seu endereço IP esteja Wikipedia:Política de bloqueio-bloqueado - É uma situação que pode acontecer, principalmente se utilizar um endereço IP partilhado por muitos utilizadores de uma rede, como em instituições de ensino ou redes públicas de acesso à internet, bastando para isso, que um dos usuários vandalize artigos da Wikipédia de forma sistemática, afetando muitos utilizadores alheios ao problema. Se tiver um conta, mesmo usando um IP bloqueado, poderá editar a Wikipédia através dessa conta. Caso o bloqueio do seu endereço IP não permita criar uma conta:
    • Tente criar a conta depois de algum tempo, uma vez que os bloqueios são normalmente temporários (uma hora, um dia ou uma semana por exemplo, conforme o tipo de IP, a gravidade e a persistência do vandalismo).
    • Tente criar uma conta a partir de outro acesso à internet, de forma a poder usá-la a partir do acesso bloqueado.
    • Peça a outra pessoa de confiança de outra rede que crie uma conta para si. Neste caso, por motivos de segurança, recomenda-se que mal obtenha os dados da conta, introduza o seu endereço de email nas preferências e utilize o botão recuperar a palavra-passe por email de forma a alterar a palavra-passe.
  • Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Edição menor|Marcar edições como "edições menores" - Quando fizer edições que não sejam substanciais, uma pequena correção ortográfica, por exemplo, poderá marcar como "edição menor". Dessa forma, outros usuários poderão escolher o tipo de edições que querem ver em determinadas páginas (nas Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Mudanças recentes|mudanças recentes, por exemplo).
  • Wikipedia:Software/Scripts-Ferramentas e Wikipedia:Robôs|robôs - Terá disponível uma página para código JavaScript na qual pode utilizar várias ferramentas disponíveis a usuários registados. Essas ferramentas facilitam a edição de artigos, o controle de vandalismo, a navegação na Wikipédia, etc. Poderá também utilizar um robô (bot) para fazer edições repetitivas desde que apresente previamente um Wikipedia:Robôs/Pedidos de aprovação-pedido para o utilizar e este seja aprovado.
  • Personalizar os Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Botão de edição|botões de edição de forma a facilitar a edição de artigos.
  • Especial:MergeAccount|Unificar suas contas - Usuários registrados podem visitar outros projetos Wikimedia como o commons, Wikilivros, Wikinotícias e outras versões da Wikipédia e de outros projetos utilizando a mesma conta (veja mais aqui).

Notas[editar]

Ver também[editar]

Referências

  1. 1,0 1,1 As funcionalidades referidas com esta nota só poderão ser utilizadas 4 dias após a criação da conta, nomeadamente:
    • Mover (mudar) o nome dos artigos
    • Editar páginas semiprotegidas
    • Incluir ligações externas sem ter que se submeter ao CAPTCHA.