Walter Block

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Walter Block
Walter Block
Walter Block
Walter Block em outros projetos:

Walter Edward Block (Brooklyn, 21 de agosto de 1941) é um economista e teórico americano, pró-livre mercado, libertário e anarcocapitalista associado a Escola Austríaca. Ele é um membro sênior do Instituto Ludwig von Mises em Auburn, Alabama.


  • "Mas o que é a “reputação” de uma pessoa? Que coisa é essa que não pode ser “tratada com leviandade”? Sem dúvida, não é uma possessão que se possa dizer que pertence a ela da mesma forma como lhe pertencem suas roupas. Na verdade, a reputação de uma pessoa sequer “pertence” a ela. A reputação de uma pessoa é o que os outros pensam dela; consiste dos pensamentos “que outras pessoas têm a seu respeito”.
Um homem não possui sua reputação, da mesma forma como não possui os pensamentos dos outros – porque isso é tudo do que consiste sua reputação. A reputação de um homem não lhe pode ser roubada, da mesma forma como não lhe podem ser roubados os pensamentos de outras pessoas. Se sua reputação “lhe foi tirada”, de um modo ou de outro, pela verdade ou pela falsidade, antes de tudo, ele não a possuía e, portanto, não deveria poder recorrer à lei por danos.
O que, então, estamos fazendo, quando objetamos ou proibimos a difamação? Estamos proibindo alguém de afetar ou tentar afetar os pensamentos de outras pessoas. Mas o que significa o direito de livre expressão, senão que somos livres para tentar afetar os pensamentos dos que nos rodeiam? Então, temos de concluir que a difamação e a calúnia são consistentes com o direito de livre expressão."
- Defendendo o indefensável. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2010, pp. 67-68; Tradução de Rosélis Maria Pereira.