Václav Havel

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Václav Havel
Václav Havel
Václav Havel
Václav Havel em outros projetos:

Václav Havel (5 de outubro de 1936 - 18 de dezembro de 2011) foi um escritor, dramaturgo e político tcheco. Foi o último presidente da Tchecoslováquia e o primero da República Tcheca.

Citações[editar]

  • "A tragédia do homem moderno não é que ele sabe cada vez menos sobre o significado da sua própria vida, mas que ele se preocupa cada vez menos."
    -Cartas a Olga (1988), p. 237
  • "Continuamos sob o domínio da crença fútil e destrutiva de que o homem é o ápice da criação, e não apenas uma parte dela, e que, assim sendo, tudo lhe é permitido... Somos incapazes de compreender que o único sustentáculo genuíno de nossas ações - se elas forem morais - é a responsabilidade. A responsabilidade para com algo maior que a família, o país, a empresa ou o sucesso. A responsabilidade para com a própria essência do Ser, onde todas nossas ações estão indelevelmente gravadas e serão, apenas ali, corretamente julgadas."
    -Parte de um discurso perante o Congresso dos Estados Unidos, citado na dedicatória do livro Vampiro: A máscara, publicado em português pela Devir Livraria