Utilizador:Junius

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Me chamo André e sou brasileiro do Rio de Janeiro. Casado, colaboro com o site Wikipedia regularmente. Sou professor da rede estadual de ensino, graduado na Universidade Federal Fluminense em letras português/francês e atualmente termino a graduação de italiano na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de fazer pós-graduação em literatura brasileira na mesma universidade.

Meus assuntos prediletos são literatura brasileira e portuguesa, música italiana, poesia, futebol, filmes, política mundial, história, imperadores romanos, criptozoologia, cultura e arte em geral.

Criei as categorias Escritores naturalistas do Brasil e Escritores naturalistas contendo várias biografias inseridas em homenagem a uma estética literária que encontrou força no Brasil e a romancistas que infelizmente, na sua maior parte, estão esquecidos pelas casas editoriais, críticos e acadêmicos envolvidos na mania de só priorizar os novos romancistas em menosprezo daqueles do passado.

Se resistirmos um pouco ao fascínio da moda e adotarmos uma postura de bom senso, veremos que uma literatura é constituída de autores presentes e pretéritos. Portanto, não devemos priorizar uns em detrimento de outros sob pena de não sermos justos no tocante ao apurado e desinteressado estudo que não deve ser parcial nem fragmentário.