Utilizador:Emgcop

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Etelvino Gomes
Etelvino Gomes
Etelvino Gomes

Etelvino Moreira Gomes (14/6/1962-) nascido no Rio de Janeiro-RJ/BR, é Policial Civil do Distrito Federal-BR, estudioso, pesquisador e pensador querendo cooperar, discutir, aprender e deixar sua modesta contribuição.


FRASES CRIADAS

  • "Nosso maior desafio neste terceiro milênio é enxergarmo-nos como parceiros, entendendo que cada um é único e ao mesmo tempo um universo em si, todavia, somos parte de um todo, interagindo num sistema que em sua universalidade é também único." (Etelvino Gomes)
- estamos contidos no universo e somos sua expressão. Nos relacionamos conosco, com o planeta e com tudo a nossa volta. Somos uma peça e tudo que fazemos ou deixamos de fazer se reflete nas demais. Nos completamos não como partes, mas como inteiros, pois nossa existência se percebe pelos outros e para funcionar bem deve estar em orquestrada harmonia.


  • "Qual não é nossa missão nesta vida senão a de servirmo-nos uns aos outros?." (Etelvino Gomes)
- acerca do sentido da vida, que é uma das questões existenciais mais complexas do ser humano, posso até ter me demorado em elucidá-la, mas esta é a conclusão a qual cheguei, mesmo porque a interdependência social a evidencia.


  • "A sensação particular de fluidez do tempo é inversamente proporcional ao tipo de expectativa gerada ou estabelecida em relação à determinada data ou evento." (Etelvino Gomes)
- sobre a Relatividade que o tempo caracteriza em contradição à vontade.


- a unanimidade em nada ajuda. O importante é que sempre ocorram divergências de idéias e opiniões, nem que seja para aprimorar a propositura inicial. A chance da contestação é algo que, em muitas ocasiões, não tem volta.


- a rotina é banal, já não mais a suportamos. O inusitado é engraçado, interessante, agrega experiência etc, e sempre nos trará recordações, boas ou ruins.


  • "Chegar ao topo é relativamente fácil. Nele se manter é a verdadeira façanha." (Etelvino Gomes)
- o auge é a meta de todos. Chegar lá depende de esforço, trabalho, perseverança, sorte - é o atingimento da meta. A consagração leva ao relaxamento e a vitória eleva a soberba. Como está escrito que "aquele que é maior dentre vós sede vosso servo", a poucos se aplica a majestade.


  • "Mede-se o valor de uma pessoa pelo vazio que ela deixa." (Etelvino Gomes)
- por isso, não raras vezes, as pessoas somente são reconhecidas após sua morte. Suas obras, as de arte, serão exponencialmente valorizadas".


  • "A obstinação pelo conhecimento pode levar o homem à genialidade ou à loucura." (Etelvino Gomes)
- assim como "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose".


  • "A cada ação para consecução de algo há uma correspondente perda de outra ou outras coisas." (Etelvino Gomes)
- parafraseando a Lei da Ação e Reação, quando se tenta obter algo, perde-se, ao mínimo, energia e até a possibilidade e/ou oportunidade de obter outra(s). Entre fazer ou não fazer, o custo pode ser a perda do sossego ou da simples contemplação dos processos. O pior é que mesmo não ganhando, há a perda. A pergunta é: até que ponto vale tentar? Quem não quer entrar num jogo somente para ganhar?


  • "Infeliz do país onde excedem advogados, pois, se por um lado asseguram-se supervisores eruditos da Lei, por outro evidencia-se que lá os direitos são assaz aviltados." (Etelvino Gomes)
- em observando elevada a procura e a demanda por cursos universitários no ramo do Direito no Brasil.


  • "No meio das 'abobrinhas' sempre se tira algo de útil." (Etelvino Gomes)
- sou prolixo sim, observe: nos assuntos mais comezinhos sempre se extrai algo de útil, nem que seja uma informação que lhe pareça sem valor, este pode ser atribuído pelo seu interlocutor, além de exercitar a sociabilidade, a oratória, o vocabulário, a memória, o raciocínio, a presença de espírito, a exposição de sentimentos, a fixação de idéias, a discussão de assuntos, a perspicácia no encadeamento do assunto ou na inserção de outro etc.


  • "Polícia Civil do DF. Para a comodidade da comunidade." (Etelvino Gomes)
- trocadilho com o qual ganhei um concurso interno de slogans para a Polícia Civil do DF, promovido pela Academia de Polícia, em 1994. Os direitos autorais foram doados à Academia.


  • "VOCÊ SABIA?

Cada árvore abatida possibilita a confecção de trinta resmas de papel(fonte: RIPASA 0800 016 0606). Somos cerca de sete bilhões de habitantes no planeta. Se cada um deixasse de usar ou mesmo reciclasse UMA ÚNICA FOLHA de papel em apenas UM DIA, seriam poupadas 466.667 árvores, ou seja, quase MEIO MILHÃO DE ÁRVORES! Que tal fazer sua parte?." (Etelvino Gomes)

- Esta situação hipotética, brincando com os números, traduz a leitura da expressividade do "trabalho de formiguinha". O Departamento de Administração Geral da Polícia Civil do DF selecionou o meu artigo para propagar campanha de economia no âmbito da Polícia Civil, em 2001. O direito de divulgação foi gratuitamente cedido à Instituição.


  • "A sorte é, antes de tudo, uma predisposição otimista que, aprimorada com os esforços pessoais e amparada na fé, tem tudo para a realização dos objetivos almejados e até sequer sonhados." (Etelvino Gomes)
- como "sorte tem quem acredita nela", o pensar positivo é fundamental para a concretização do esperado. Deve-se focar nos objetivos, pois a natureza se incumbirá dos meios para alcançá-los e até superar as expectativas, afinal, "há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia"(Shakespeare)".


  • "Nenhuma lágrima é vertida em vão. Observada por outros ou recôndita, tem seu valor, eficiência e converge transcendentalmente ao que a provocou." (Etelvino Gomes)
- o poder de uma lágrima, além de dissipar a emoção que a provocou, viajará em forma de energia para sua causa.


  • "O homem que reclama não entender as mulheres é o que não lê nas entrelinhas as suas manifestações, não quer enxergar em seus gestos as sutilezas de suas vontades ou, simplesmente, não sabe interpreta-los." (Etelvino Gomes)
-a mulher faz bastante uso da expressão corporal e verbaliza pouco com o homem, pois faz parte de seu charme, de seu mistério, e nada mais são do que algumas das coisas que atraem o homem. Isso explica seus rodeios e tudo ficaria mais fácil para o homem se simplemente atendesse suas vontades, sem questionar ou querer entender o que, às vezes, não pode ou não deve ser dito...


  • "Uma coisa é ser e reagir como a sociedade espera que representemos, entretanto, mais feliz será quem puder se desvencilhar dessas amarras e trocar de papel." (Etelvino Gomes)
-A construção de uma imagem socialmente correta, rarissimamente reflete o verdadeiro ser da pessoa, mais cedo ou mais tarde se revelará e a envergonhará. Antes ser o que é. Afinal uma reputação de toda uma vida pode ser perdida da noite para o dia e por pouca coisa. A dissimulação não faz bem à alma, por outro lado, sempre existirá um momento mais oportuno para a exposição do que está contido. O tempo é senhor da verdade. Uma vida certinha e politicamente correta é também medíocre e sem graça. Não deixará sua marca...