Tomás Balduíno

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tomás Balduíno
Tomás Balduíno
Tomás Balduíno em outros projetos:

Tomás Balduíno, O.P. (nome de nascimento Paulo Balduino de Sousa Décio, Posse, 31 de dezembro de 1922 — Goiânia, 2 de maio de 2014) foi um bispo e teólogo católico brasileiro, bispo-emérito de Goiás e assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT).



  • E a meu ver o que está em jogo não é simplesmente a sobrevivência de alguns milhares de índios, mas o próprio espaço de vida humana, de dignidade, de amor e de verdade.
- Balduino, Tomás. Apresentação. In Carelli, Vincent & Milton Severiano. 1980. Mão branca contra o povo cinza : vamos matar este índio?, p. 4. Brasil Debates. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista.
  • Ou recuperaremos um lugar de liberdade para um viver pluralista, ou seremos todos subjugados como escravos do único Deus-Bezerro-de-Ouro. Se perdermos esta guerra então se cumprirá a profecia do povo de Etreka: "Se a mão branca profanar a morada dos espíritos, acabará o mundo".
- Balduino, Tomás. Apresentação. In Carelli, Vincent & Milton Severiano. 1980. Mão branca contra o povo cinza : vamos matar este índio?, p. 5. Brasil Debates. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista.

Ligações externas[editar]