Saltar para o conteúdo

Teresa de Ávila

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila
Teresa de Ávila
Wikipédia
Wikisource
Teresa of Projeto Gutenberg
Domínio Público.br

Teresa D'Ávila ou Teresa de Jesus, pseudônimo de Teresa de Cepeda y Ahumada; (Gotarrendura, Ávila, 28 de março de 1515 - Alba de Tormes, 4 de outubro de 1582) Religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas.


  • "Ser grande é amar os pequenos. Ser pequeno é odiar os grandes."
  • "Senhor, morro filha da Igreja".
- Señor [...] muero hija de la Iglesia
- fonte: "Diccionario de los Santos"; Por Claudio Leonardi, Andrea Riccardi, G. Zarri; Colaborador Claudio Leonardi; Publicado por Editorial San Pablo, 2000; ISBN 842852257X, 9788428522571; 2272 páginas; books.google, página 2102
  • "Eu vi um anjo perto de mim, no meu lado esquerdo, em forma corporal. Isto é algo que não estou habituada a ver, a não ser muito raramente. Apesar de eu ter visões de anjos com freqüência, vejo-os apenas através de uma visão intelectual, como tenho falado antes. Foi a vontade de nosso Senhor que, nessa visão, visse o anjo desta forma. Ele não era grande, mas de pequena estatura, e era muito bonito - seu rosto queimava, como se fosse um dos mais altos anjos, que parecem estar todos em chamas: ele deve ser um daqueles a quem nós chamamos querubins. Seu nome ele nunca me disse; mas vejo muito bem que não existe no céu tão grande a diferença entre um anjo e outro, e entre estes e os outros que eu não posso explicar.


Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro, e o ferro da ponta parecia estar em chamas. Ele pareceu empurrá-la às vezes no meu coração, e penetrou-me as entranhas; Quando ele retirou-a, deixou-me toda a arder com um grande amor de Deus. A dor foi tão grande, que me fez lamentar; E ainda assim, uma doçura foi superando essa dor, fazendo-me não desejar livrar-me dela. A alma agora é satisfeita apenas com Deus. A dor não é física, mas espiritual; embora o organismo tenha a sua parte nela. É um amor tão doce e carinhoso, que agora existe entre a minha alma e Deus, e eu agradeço à bondade de Deus por me ter feito passar por essa experiência"
- Fonte: The Life of St. Teresa of Jesus, capítulo XXIX, paragrafo 16-17.

Atribuídas[editar]

- Teresa de Ávila citada em "Santa Teresinha de A a Z" - Página 81, Patrício Sciadini - Edicoes Loyola, 1996, ISBN 8515013975, 9788515013975 - 167 páginas