Tenzin Gyatso

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Tenzin Gyatso
Tenzin Gyatso
Tenzin Gyatso
Tenzin Gyatso em outros projetos:
Prêmio Nobel de Paz (1989)

Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, nascido Lhamo Dhondrub, (6 de julho de 1935), é um chefe de estado e líder espiritual tibetano (apesar de exercer estas duas funções na India). Tibetanos referem-se a ele como "Yeshe Norbu" ou "Kundum".



  • "No Ocidente vocês têm casas grandes, mas famílias pequenas; vocês têm conveniências infindáveis; mas nenhum tempo para si próprios. Vocês podem viajar a qualquer lugar do mundo, mas não se preocupam em atravessar a rua para visitar seus vizinhos."
- Falando sobre o estilo de vida ocidental
  • " Acredito que o objetivo da nossa vida seja a busca da felicidade. Isso está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto, acho que a motivação da nossa vida é a felicidade. "
  • " Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano - tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia - que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas."
- in: Ética para um Novo Milênio
  • "Cultivar a noção de satisfação é, portanto, crucial para que se mantenha uma coexistência pacifica. A insatisfação traz a cobiça, que nunca pode ser saciada."
- in: Ética para um Novo Milênio