Sócrates
Aspeto
Sócrates | |
---|---|
Nascimento | 469 a.C. Alópece |
Morte | 15 de fevereiro de 399 a.C. (69–70 anos) Atenas |
Residência | Atenas |
Cidadania | Atenas |
Ocupação | filósofo, professor, escritor, eticista |
Sócrates (?) é um filósofo grego.
Verificadas
[editar]- Sócrates não deixou escritos de sua autoria, assim, a nossa consciência de seus ensinamentos vem primordialmente a partir de poucos autores antigos que se referem a ele em suas próprias obras.
Platão
[editar]- Ele que viveu como um verdadeiro filósofo tem razão de ter bom ânimo mesmo se está prestes a morrer, e que após a morte, ele pode esperar por receber o maior bem no outro mundo.
- As palavras falsas não são apenas más em si, mas também infectam a alma com o mal.
- Fédon, 91
- Em cada um de nós há dois princípios que nos dirigem e governam, cuja orientação que seguimos onde quer que eles podem levar, sendo um um desejo inato pelo prazer, o outro, um julgamento adquirido que aspira a excelência.
- Todo discurso deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo
- Fedro, 264C
- Quanto a mim, tudo que eu sei é que eu não sei nada, porque não sei o que é justiça, não sei se [a justiça] é uma espécie de virtude ou não, se a pessoa que a tem é feliz ou infeliz.
- A República, 354c, (conclusão so livro I)
- Variante: Só sei que nada sei.
- Teria um filósofo como você falhado em descobrir que o nosso país deve ser mais valorizado e mais santificado do que nossa mãe ou o pai ou a qualquer antepassado, e mais ainda para ser visto aos olhos dos deuses e dos homens de compreensão?
- A admiração é o sentimento de um filósofo, e a filosofia começa pela admiração.
- Teeteto 150c
Platão relata o discurso de defesa de Sócrates no tribunal de Atenas e sua então condenação.
- Quando o deixei, raciocinei assim comigo mesmo: Sou mais sábio do que esse homem, para que nenhum de nós parece saber algo grande e bom, mas ele imagina que sabe de alguma coisa, embora ele não sabe nada e que eu, como eu não sei nada, então não gosta do que sei. Neste insignificante particular, então, pareço ser mais sábio do que ele, porque eu não gosta de saber [que há coisas] que não sei.
- Apologia, 21d
- Percebi que não era por sabedoria que os poetas escrevem sua poesia, mas por uma espécie de natureza ou inspiração, como você encontra em videntes e profetas, pois estes também dizem muitas coisas bonitas, mas não sabem nada do que dizem.
- Apologia, 22c
- Fui até aos artesãos, pois estava consciente de que eu não sabia absolutamente nada, como posso dizer, e tinha certeza de que eles sabiam muitas coisas boas das quais eu era ignorante, e nestas eles certamente eram mais sábios do que eu. Mas observei que mesmo os bons artesãos caiam no mesmo erro que os poetas, porque eles eram bons trabalhadores que achavam que sabiam de todos os tipos de assuntos elevados, e esse defeito neles ofuscam sua sabedoria -, portanto, eu me perguntava, em nome do oráculo , se eu gostaria de ser como eu era, nem com o o conhecimento deles nem com sua ignorância, ou como igual a eles, então respondi a mim mesmo e ao oráculo que eu era melhor do que eu era.
- Apologia, 22d-e
- Sou chamado de sábio por meus ouvintes, porque sempre imaginam que possuo a sabedoria que acho ser ansiada por outros, mas a verdade é que, oh homens de Atenas, só Deus é sábio, e neste oráculo significa dizer que a sabedoria dos homens vale pouco ou nada... como se disse, Ele, oh homens, é o mais sábio, que, como Sócrates, sabe que a sua sabedoria, na verdade, não vale nada. E assim sigo meu caminho, obediente à Deus, a inquirir qualquer pessoa, seja cidadão ou estrangeiro, que parece ser sensato, se ele não é sábio, então, em defesa do oráculo mostro a ele que ele não é sábio, e essa ocupação muito me absorve, não tenho tempo para dar ou para qualquer assunto de interesse público ou a qualquer preocupação de minha autoria, mas estou em condições de pobreza absoluta em razão de minha devoção a deus.
- Apologia, 23a-c
- Prefiro morrer tendo falado a minha maneira, do que falar da sua maneira e viver.
- 38e-39a
- Porque, se você acha que, matando homens, você pode evitar acusadores de censurar sua vida, estás enganado, esta não é uma forma de fuga possível ou honrosa, a forma mais fácil e e nobre não é esmagar os outros, mas aperfeiçoar a si mesmo.
- 39c-d
- A hora da partida chegou, e seguimos os nossos caminhos - eu de morrer e você de viver. Qual é o melhor, só Deus sabe.
- 42a
- "É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima"
- - Fonte: Revista Nova Escola, 179, jan-fev05
- "O princípio dos raciocínios é constituído pela essência das coisas"
- - Fonte: Revista Nova Escola, 179, jan-fev05
- "O mais razoável que se possa dizer sobre o matrimônio e sobre o celibato é isto: haja o que haja você se arrependerá."
- - citado em "Speaker's handbook of epigrams and witticisms" - Página 40, Herbert Victor Prochnow - Harper, 1955 - 332 páginas
Xenofonte
[editar]- Você saberá que o divino é tão grande e por tal natureza ele vê e ouve tudo de uma vez, está presente em todos os lugares, e se preocupa com tudo.
- Memorabilia I. 4,18
- Se estou a viver mais tempo, talvez devo viver minha velhice, vendo e ouvindo menos, entender pior, chegando a aprender com mais dificuldade e ser mais esquecido, e ficando pior do que aqueles a quem já fui superior. Na verdade, a vida seria impossível de ser vivida, mesmo se eu não notasse a mudança. E se eu ver a mudança, como a vida poderia não ser ainda mais miserável e desagradável?
- Memorabilia IV. 8.8
Realmente, Isômaco, estou disposto a perguntar: "Será que o ensino consiste em fazer perguntas?" Na verdade, ocorreu-me que este é o único segredo do seu sistema. Parece que vejo o princípio em que você coloca em suas questões. Você me levar através do campo de meu próprio conhecimento, e, em seguida, ao apontar analogias com o que sei, me convence de que eu realmente sei algumas coisas que, até então, eu acreditava, que não tinha conhecimento.
- Oeconomicus (The Economist), como traduzido por HG Dakyns.
Plutarco
[editar]Sócrates, citado por Plutarco.
- Não sou um ateniense ou um grego, mas um cidadão do mundo.
- Nota: Comparar doutrina da fidelidade à lei ateniense em Críton de Platão.
- Os homens maus vivem para que possam comer e beber, enquanto que os homens de bem comem e bebem para que vivam.
- Plutarco, Moralia, "Sobre como o jovem deve estudar Poesia"
Atribuídas
[editar]- "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".
- - Sócrates, como citado in: Africa hoje - Edições 191-196, A. Cardoso, 2004
- "Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens".
- - By all means marry. If you get a good wife, you'll be happy. If you get a bad one, you'll become a philosopher ...and that's a good thing for any man.
- - Sócrates citado em Krētē: monthly publication of the Pancretan Association of America - Página 22, Pan-Cretan Association of America - 1998
- - By all means marry. If you get a good wife, you'll be happy. If you get a bad one, you'll become a philosopher ...and that's a good thing for any man.
- "O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter".
- - Sócrates, citado em "Código social, ó sea, Eco de la moral de las naciones antiguas y modernas" - Página 15, Impr. Catalana, 1844 - 135 páginas
- "Meu conselho é que se case; se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.
- - Sócrates]] citado em "Manual Do Homem Separado" - Página 147, Jayme Asktein, 7Letras, 2004, ISBN 8575771221, 9788575771228
- "A eloquência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes."
- - Sócrates citado em "Duailibi Essemcoal: Minidicionário com mais de 4.500 frases essenciais" - Página 125, Roberto Duailibi, Marina Pechlivanis - Elsevier Brazil, 2006, ISBN 8535219579, 9788535219579 - 496 páginas
- "Quatro características deve ter um juiz; ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente."
- - Four things belong to a judge — to hear Courteously, to answer wisely, to consider Soberly, and to decide impartially
- - Sócrates citado em Chronicles of the builders of the commonwealth: historical ...: Volume 2 - página 465, The History Company, 1892
- - Four things belong to a judge — to hear Courteously, to answer wisely, to consider Soberly, and to decide impartially
Sobre Sócrates
[editar]- Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.
- Steve Jobs na revista Newsweek (29 de Outubro de 2001)
- Nós não podemos deixar de ver Sócrates como o ponto de virada, o vórtice da história mundial.
- Friedrich Nietzsche, em O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música (1872), p. 73