Steven Levitt

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Steven Levitt em outros projetos:

Steven David Levitt (29 de maio de 1967). Professor de economia na Universidade de Chicago, ganhador da medalha Jhon Bates Clark, concedida ao economista americano mais influente com até 40 anos. É também o fundador do The Greatest Good, que aplica o pensamento de Freakonomics em negócios e filantropia.


  • "Na nossa sociedade, se alguém quiser ser cabeleireiro, lutador de kickboxing ou guia de caça - ou professor -, terá de ser formado e habilitado por um organismo de Estado. Mas não há exigências dessa natureza para ser pai ou mãe. Qualquer pessoa dotada de órgãos reprodutivos em perfeito funcionamento pode gerar um filho sem dar satisfação a ninguém e criá-lo como bem entender, desde que não haja contusões e escoriações visíveis - para em seguida entregar essa criança ao sistema escolar, de modo que os professores façam sua mágica. Talvez estejamos exigindo muito das escolas e pouco dos pais e das crianças. Aqui vai, então, o ponto central: qualquer que seja o problema que esteja tentando resolver, certifique-se de que não está atacando sua parte mais flagrante, que por acaso merece a sua atenção. Antes de empatar todo o seu tempo e seus recursos, é incrivelmente importante definir adequadamente o problema - ou, melhor ainda, redefini-lo"
- Fonte:LEVITT, Steven D. e DUBNER, Stephen J.. Pense como um freak, tradução Clóvis Marques. - 2ª ed - Rio de Janeiro: Record, 2015; p.57"
  • "Diante de qualquer problema , é importante entender quais incentivos poderão de fato funcionar e não apenas o que o seu senso moral lhe diz que deveria, funcionar. A chave é pensar menos no comportamento ideal de pessoas imaginárias e mais no comportamento real de pessoas concretas. Essas pessoas concretas são muito mais imprevisíveis. .."
- Fonte:LEVITT, Steven D. e DUBNER, Stephen J.. Pense como um freak; tradução Clóvis Marques. - 2ª ed - Rio de Janeiro: Record, 2015; p.115"
  • "Se você sustentar um argumento que prometa só benefícios sem nenhum custo, seu interlocutor nunca vai engolir - nem deveria. Panaceias praticamente não existem. Se você tentar disfarçar as falhas do seu plano, servirá apenas para dar à outra pessoa motivos para duvidar de todo ele . "
- Fonte:LEVITT, Steven D. e DUBNER, Stephen J.. Pense como um freak; tradução Clóvis Marques. - 2ª ed - Rio de Janeiro: Record, 2015; p.166"
  • "A abordagem econômica não tem por objetivo descrever o mundo como queremos que seja, como receamos que esteja ficando ou como pedimos a Deus que venha a ser - mas, sim, para explicar o mundo tal como realmente é. Todos nós desejamos consertar ou mudar o mundo de uma ou de outra maneira. Mas, para transformar o mundo, primeiro é preciso compreende-lo."
- Fonte:LEVITT, Steven D. e DUBNER, Stephen J.. Super Freakonomics: O lado Oculto do Dia a Dia; tradução: Regina Lyra e Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012; p.33. Disponível em http://zip.net/bxtvdd"