Starhawk
Starhawk |
---|
Wikipédia |
Starhawk, nascida como Miriam Simos (Saint Paul, Minnesota, 17 de junho de 1951), é uma escritora estadunidense, anarquista e auto-denomina-se como bruxa. É bastante conhecida por ser uma teórica sobre o Paganismo e uma das primeiras vozes do eco-feminismo.
- "Porque eu acredito que a terra é um ser vivo, porque somos todos parte dessa vida, porque cada ser humano corporifica a Deusa, porque eu tenho um amor apaixonado, feraz, por sequóias e corvos, porque água limpa corrente é sagrada, eu sou uma ativista. E porque as duzentas pessoas mais ricas no mundo possuem tanta riqueza quanto as quarenta por cento mais pobres, porque cada escossistema, cultura tradicional, florestas e sistemas antigos de suporte à vida no planeta estão sob ataque, e porque as instituições que perpetuam este sistema injusto são globais, eu me mantenho bastante ocupada!
- Starhawk
- "O modelo de Deusa, que está imanente na natureza, nutre respeito pela santidade de todas as coisas vivas. Sem dúvida, ela é Gaia, a Deusa da Terra. Em decorrência disso, a bruxaria reivindica ser a religião da ecologia. Reivindica que seu alvo é a harmonia com a natureza para que a vida não apenas sobreviva, mas seja bem sucedida."
- Starhawk, The Spiral Dance. Harper and Row, New York, USA, 1989, página 23.
- "O simbolismo da Deusa não é uma estrutura paralela para o simbolismo de Deus o Pai. A Deusa não governa o mundo; ela é o mundo. Para que esta era feminina venha a uma total fruição, uma mudança de consciência tem de ocorrer no mundo, uma mudança no pensamento que produzirá a Deusa".
- Artigo "Goddess Worship, Spiritual Counterfeits Project Newsletter. Berkeley, California, USA, volume 23:2, Winter 1998/99, página 4.
- "A física moderna reconhece hoje que aquilo que os xamãs e as feiticeiras sempre souberam: que a energia e a matéria não são forças separadas, mas formas diferentes da mesma coisa."
- Starhawk, The Last Wild Witch, 2009.