Sinéia do Vale

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Sinéia do Vale
Sinéia do Vale
Sinéia do Vale
Sinéia do Vale em outros projetos:

Sinéia do Vale, também conhecida como Sinéia Wapichana, é uma líder indígena da etnia wapichana, das terras indígenas Raposa Serra do Sol e Serra da Lua, localizadas ao norte de Roraima, na fronteira entre o Brasil e a Guiana.


  • "Não isentamos a questão dos direitos. Não está desconectado da gestão do território. As mudanças climáticas, como é chamada nos grandes eventos como a COP e este tão importante de hoje, é chamada pelos povos indígenas de a transformação do tempo."
- Fonte: [1]
- Sineia Wapichana falou sobre mudanças climáticas e evitou citar o presidente e Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.
  • "Observamos desde o aquecimento das águas dos rios até a resistência das sementes à intensidade das estações. Nos últimos anos tivemos alagamentos em regiões serranas onde não chovia, por exemplo, estamos estudando as sementes para garantir a sustentabilidade do estoque de alimentos."
- Fonte: [2]
- Líder de Roraima tem histórico de atuação na defesa dos povos indígenas, na preservação ambiental e trabalha com pesquisa científica.

Referências

  1. Quem é a indígena que fez discurso morno na Cúpula do Clima sem citar Bolsonaro Igor Carvalho, Brasil de Fato. Publicado em 19 de agosto de 2022.
  2. Sineia do Vale: quem é a brasileira convidada por Biden para a Cúpula do Clima Maria Maura Neves, Revista Vogue. Publicado em 19 de agosto de 2022.