Silvio Almeida

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Silvio Almeida
Silvio Almeida em outros projetos:

Silvio Almeida (17 de agosto de 1976 -). É um advogado, filósofo e professor universitário, autor dos livros "Racismo Estrutural" (Polén, 2019), "Sartre: Direito e Política" (Boitempo, 2016) e "O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência" (Alfa-Ômega, 2006).



Obras[editar]

Racismo Estrutural[editar]

  • "Com a Revolução Haitiana, tornou-se evidente que o projeto liberal- iluminista não tornava todos os homens iguais e sequer faria com que todos os indivíduos fossem reconhecidos como seres humanos. 8 Isso explicaria por que a civilização não pode ser por todos partilhada. Os mesmos que aplaudiram a Revolução Francesa viram a Revolução Haitiana com desconfiança e medo, e impuseram toda a sorte de obstáculos à ilha caribenha, que até os dias de hoje paga o preço pela liberdade que ousou reivindicar."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.20.
  • "É importante lembrar que nesse mesmo século a primeira grande crise do capitalismo, em 1873, levou as grandes potências mundiais da época ao imperialismo e, consequentemente, ao neocolonialismo, que resultou na invasão e divisão do território da África, nos termos da Conferência de Berlim de 1884. Ideologicamente, o neocolonialismo assentou-se no discurso da inferioridade racial dos povos colonizados que, segundo seus formuladores, estariam fadados à desorganização política e ao subdesenvolvimento."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.21.
  • "A compreensão do mundo contemporâneo está ligada à compreensão da diáspora africana, ou seja, do modo com que a África se espalhou pelo mundo. De tal sorte que, no Brasil, a compreensão do racismo e a possível configuração de estratégias de luta antirracista dependem de um olhar para a América, para África e para a formação do fluxo de pessoas e ideias em âmbito internacional."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.64.
  • "A unidade nacional foi construída com o racismo e não apesar dele. Nos Estados Unidos, a unidade nacional ocorreu tendo a segregação racial como condição de convivência pacífica entre os estados do Sul e do Norte depois da guerra civil e do período da Reconstrução."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.66.
  • "Sob as mais diversas formas e contextos históricos, a reivindicação da cultura indígena na forma do pan-indigenismo 110 foi e ainda é crucial na política latino-americana."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.67.
  • "Na África do Sul, o apartheid foi estruturado por um grande arcabouço legal, dentre as quais merecem destaque a Lei da Imoralidade, de 1950, que criminalizava relações sexuais interraciais; a Lei dos Bantustões, de 1951, que determinava que negros fossem enviados para territórios conhecidos como homelands ou bantustões, e a lei da cidadania da pátria negra, de 1971, que retirava dos moradores dos bantustões a cidadania sul-africana."
- Racismo Estrutural, Silvio Almeida, Editora Jandaíra, 2019, p.87.