Rui Tavares

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rui Tavares
Rui Tavares
Rui Tavares em outros projetos:

Rui Miguel Marcelino Tavares Pereira (Lisboa, 29 de julho de 1972) é um escritor, tradutor, historiador e político português.



  • "Quando se acha que não há nada a perder, muda a racionalidade, mudam as emoções, muda a moral da história e muda o peso da ética. O crime não compensa? Comparado com a miséria compensa. Comparado com a pobreza engana."
- Público, 2006-05-20
  • "Estamos a viver [...] uma revolução nas tecnologias de comunicação que é enorme. Não há como subestimar o peso e a importância da Internet, das redes sociais [que] são tão ou mais revolucionárias que a invenção da imprensa no século XV e no século XVI. [...] Demora tempo até que a gente consiga digerir esta revolução comunicacional, e consiga basicamente sermos mais nós que a utilizamos a ela, do que ela a utilizar-nos a nós."
- 'Que país é este — entrevista por Miguel Nabinho, 2020-12-01 (43:50)
  • "Nós temos novos objetos de desejo político, devemos pô-los em cima da mesa. A minha familia política, à esquerda, não pode estar só numa posição defensiva do “vamos preservar o que conquistámos”, mas o outro lado é que está sempre, no fundo, a marcar a agenda e nós a reagir, como foi durante os tempos da austeridade. Portanto, a esquerda tem a obrigação de por as coisas novas em cima da mesa: novo pacto verde, democracia europeia, herança social, uma discussão a sério e experimentação do rendimento básico incondicional, uma série de outras ideias, e dizer: isto são as novas fronteiras, as novas etapas das grandes lutas do passado que nos deram as oito horas, o Serviço Nacional de Saúde e o estado social."
- Que país é este — entrevista por Miguel Nabinho, 2020-12-01 (1:26:19)

Ligações externas[editar]