Robert Crumb

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Crumb
Robert Crumb em outros projetos:

Robert Crumb (nasceu em 30 de agosto de 1943, Filadélfia, Pensilvânia); é um artista e ilustrador que assina seu trabalho como "R. Crumb". Crumb foi um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos cômicos, e é considerado frequentemente como a figura mais proeminente nesse movimento.


Robert Crumb, cartunista americano, em sua autobiografia póstuma; citado em Revista Veja, Edição 1898 . 30 de março de 2005
  • "Bem, tive esse sonho em que vi Deus, em 2000. Foi intenso e vívido, teve efeito profundo em mim. Mas não pude olhar por muito tempo. A forma como o desenhei lembra só vagamente como era no sonho. Também me baseei em imagens de Deus na cultura ocidental, o patriarca de barba branca e expressão severa."
Robert Crumb, cartunista americano, comentário sobre sua versão ilustrada do Gênesis; citado em Folha de SP. 16 de Setembro de 2009
Idem
  • "Nunca mais voltaria a viver nos EUA, tenho vergonha de ser americano. Tenho vergonha de viver no próprio planeta Terra, seres humanos são nojentos"
G1
  • "Desisti de ser um grande desenhista, porque, quando estava no segundo grau, percebi que o formato havia ficado travado, formulizado, preso a padrões estritamente rígidos e comerciais. Eu me considerava completamente inadequado a esses padrões."
Fritz The Cat - Introdução, ROBERT CRUMB - Conrad, 2002, ISBN 978-85-7616-397-8, 136 páginas
  • "Foi uma experiência muito visionária para mim, o LSD. Mudou toda minha opinião do que eu estava fazendo, uma mudança profunda. Claro, não desenhava enquanto estava chapado de LSD, era impossível. Apenas mudou a minha visão e percebi isso naquele momento. Mas não poderia analisar enquanto estava acontecendo. Foi um tempo muito louco. O LSD me deixou com aquela sensação ainda maior de irrealidade. Eu já era um sonhador, não tinha muito contato com a realidade quando era mais novo. O LSD realmente me deixou mais amistoso, creio eu, conseguia lidar melhor com a realidade. Produziu visões poderosas que afetaram meu trabalho artístico e toda minha visão de mundo profundamente. Me alterou em alguns aspectos. Para melhor ou pior, eu não sei."
Robert Crumb, em comentário sobre suas experiências com LSD; citado em Saraiva Conteúdo. 09 de Agosto de 2010
  • "Eu não trabalho em termos de mensagens conscientes. Não consigo fazer isso. Precisa ser algo que estou revelando a mim mesmo enquanto estou fazendo. É difícil de explicar. Isto é, enquanto estou fazendo, eu não sei o que significa."
Robert Crumb, sobre seu processo criativo no documentário Crumb IMDB
  • "Eu nem sei mais o que amor significa. Eu amo minha filha, amo meu neto. Mas você deve definir o amor como um tipo de sentimento egoísta por outra pessoa? Há egoísmo no amor. Só que não quero que minhas relações com mulheres sejam baseadas em egoísmo."
O Globo