Raul Cortez

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Raul Cortez
Raul Cortez
Raul Cortez em outros projetos:

Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez (São Paulo, Brasil, 28 de agosto de 1932 - 18 de julho de 2006) foi um ator.


  • "Vivo aqui e agora e não olho para trás. Saudosismo é sinônimo de decadência."
  • "A corrupção é um mal do povo brasileiro! Está na nossa genética ruim, feita com imigrantes, um povo degradado. As pessoas de Portugal que vieram eram as que mais atrapalhavam. Depois chegaram os outros imigrantes, já tentando impor respeito. Começou tudo errado."
- Falando sobre a corrupção no Brasil
- Fonte: Folha - Junho de 2005 e Revista Isto É! de 28/12/2005
  • "Ser paulista é estar um pouco com o pé na Itália. É o país que mais gosto de visitar, juntamente com Espanha e Portugal. Embora eu não tenha descendência italiana, sinto uma proximidade muito grande, o temperamento italiano, a maneira deles serem, a maneira como brincam, o humor, essa coisa passional que têm"
- Fonte: Revista "Comunità Italiana", Novembro de 1999
  • "Os jovens encaram tudo sob o ponto de vista material, querem fazer fama e ganhar dinheiro rápido, não estão lá muito preocupados com o papel transformador do ator. Não podemos culpá-los, afinal foram vítimas de anos de autoritarismo. Acho um pouco triste. Vim de uma geração mais culta, não que eu me considere culto e quero deixar bem claro isso, mas realmente convivi com gente extraordinária"
- Fonte: Revista "Marie Claire", Fevereiro de 2003
  • "Tive medo de morrer em vários momentos, mas sempre fui empurrado para a vida. Minha mãe era assim e me ensinou a ter essa postura positiva, a virar a página e continuar caminhando. Isso foi de grande valia quando eu soube do diagnóstico"
- Fonte: Revista ABCâncer, 2005
  • "Ainda levo um sonho não realizado que é o de montar um Centro Cultural com cursos de interpretação para jovens atores, para que eu consiga transmitir um pouco do que aprendi na televisão, teatro e no cinema brasileiro"
- Fonte: Site oficial do ator
  • "Meus colegas no Rio estão fazendo tanta bobagem voltada somente para a bilheteria, um caça-níquel desgraçado, aproveitando-se da popularidade que a Globo lhes dá por causa das novelas."
- Raul Cortez, ator, para quem a mediocrização do país já chegou ao teatro
- Fonte: Revista Veja, Edição 1 664 - 30/8/2000
  • "Não existe nada mais cafona do que acender charuto em restaurante. É irritante."
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 282, 10/01/2005
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Raul Cortez.