Pierre Simon Laplace
Aspeto
Pierre Simon Laplace |
---|
Wikipédia |
Wikimedia Commons |
Domínio Público.br |
Pierre Simon, Marquis de Laplace (23 de março de 1749 – 5 de março de 1827) foi um matemático, astrônomo e físico francês que organizou a astronomia matemática, sumarizando e ampliando o trabalho de seu predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825).
- O que sabemos não é muito. O que não sabemos é imenso.
- Eu não precisei fazer tal suposição.
- - "Je n'avais pas besoin de cette hypothése-là", como resposta a Napoleão, que havia perguntado por que ele não havia mencionado Deus em seu livro sobre astronomia
- "Como é fácil verificar..."
- - Freqüentemente utilizado no Mecânica celeste, quando ele havia provado alguma coisa e perdido a prova ou a achou malfeita. Notória como sinal de algo verdadeiro, mas difícil de provar.
- O peso da evidência de uma afirmação extraordinária deve ser proporcional à sua estranheza.
- - Conhecido como o Princípio de Laplace
- É notável uma ciência que começou com jogos de azar tenha se tornado o mais importante objeto do conhecimento humano.
- - Em seu Théorie Analytique des Probabilités, 1812
- Leia Euler, leia Euler, ele é o mestre de todos nós.
- Podemos considerar o presente estado do universo como resultado de seu passado e a causa do seu futuro. Se um intelecto em certo momento tiver conhecimento de todas as forças que colocam a natureza em movimento, e a posição de todos os itens dos quais a natureza é composta, e se esse intelecto for grandioso o bastante para submeter tais dados à análise, ele incluiria numa única fórmula os movimentos dos maiores corpos do universo e também os dos átomos mais diminutos; para tal intelecto nada seria incerto e o futuro, assim como o passado, estaria ao alcance de seus olhos.
- - Essai philosophique sur les probabilités