Saltar para o conteúdo

Mattoso Câmara

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Wikipédia

Mattoso Câmara (Rio de Janeiro, 13 de abril de 19045 de fevereiro de 1970) foi um linguista, pesquisador e professor universitário brasileiro.


Sobre[editar]

  • "Na verdade, em nosso país, a história da Linguística não pode ser contada sem referência a, pelo menos, dois nomes (se outros forem esquecidos): Joaquim Mattoso Câmara Jr. e Aryon Dall'Igna Rodrigues."
- D’ANGELIS, Wilmar R. 2006. Aryon das línguas Rodrigues. Estudos da Língua(gem), vol. 4, n. 2, p. 13-19. Vitória da Conquista: UESB. (p. 14)
  • "Falar da contribuição de Joaquim Mattoso Câmara Jr. significa rememorar a institucionalização da Lingüística em nosso país. Idealizador da Associação que hoje nos congrega, introdutor da lingüística estruturalista, incentivador dos estudos de línguas indígenas, homem de muitos títulos, muitas luzes, vasta e variada produção científica, reconhecido internacionalmente. Doutor, livre-docente, jamais chegou a professor-catedrático. Fundador da Associação Brasileira de Lingüística, jamais almejou ser dela presidente. Mas foi para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às suas aulas o professor perfeito, o mestre sempre lembrado a quem se deseja imitar."
- Leite, Yonne. 2005. O pensamento fonológico de J. Mattoso Câmara Jr.. Estudos da Língua(gem) n. 2, p. 29-44. (p. 30)
  • "Ora criticada, ora adotada ou reabilitada, ora servindo de inspiração, sua obra mantém vivo entre nós o seu autor e é uma demonstração da perenidade que a vida acadêmica confere quando ela é exercida com retidão, honestidade e coragem de inovar, como o fez o Professor J. Mattoso Câmara Jr."
- Leite, Yonne. 2005. O pensamento fonológico de J. Mattoso Câmara Jr.. Estudos da Língua(gem) n. 2, p. 29-44. (p. 40)
  • "Mas foi para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às suas aulas o professor-perfeito, o mestre que não se pode esquecer e a quem sempre se almeja imitar."
- Leite, Yonne. 2004. Joaquim Mattoso Câmara Jr: um inovador. D.E.L.T.A. vol. 20, Especial, p. 9-31. (p. 10)
  • "De sua ação entre nós fica o exemplo de quem não temeu as dificuldades, de quem teve a coragem de propor algo novo, de quem seguiu o caminho que julgava certo, por mais estranhas que suas idéias parecessem. E o fez com modéstia, dividindo o espaço conquistado, agregando e não separando, deixando que outros também a seu modo e à sua maneira também fizessem."
- Leite, Yonne. 2004. Joaquim Mattoso Câmara Jr: um inovador. D.E.L.T.A. vol. 20, Especial, p. 9-31. (p. 27)

Ligações externas[editar]