Mario del Valle Moronta Rodríguez

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Mario del Valle Moronta Rodríguez em outros projetos:

Mario del Valle Moronta Rodríguez (10 de fevereiro de 1949) é um bispo católico venezuelano.



  • Já é hora de que o mundo saiba o que está acontecendo na Venezuela, porque, lamentavelmente, por causa do cerco midiático que há, em muitos países acham que não está acontecendo nada.
- Fonte: Papa disse aos bispos da Venezuela para seguirmos adiante, afirma Dom Moronta (8 de maio de 2019)
  • Este evento é de suma gravidade e é um ataque contra a Igreja Católica. Responsabilizo o mencionado General Ochoa, assim como as autoridades militares da região por este acontecimento vil que em si mesmo fala sobre a intenção dos atacantes que não têm respeito pela dignidade humana e nem sequer manifestam ter o temor a Deus.
- Fonte: Guarda Nacional de Maduro ataca igreja durante Missa na Venezuela (2 de maio de 2019)
  • Nossa liberdade foi ofendida de tal maneira que pretendem submetê-la a uma ideologia desumanizante. Isso causa desolação, desesperança, enfraquecimento nas autênticas forças que sustentam e suportam a pessoa humana. Porém, somos conscientes de que o navio da nossa história e existência como país, hoje em meio à tormenta que a agita, não afundará, porque Jesus de Nazaré está dentro dele para nos proteger e nos apoiar.
- Fonte: Venezuelanos estão submetidos a uma "ideologia desumanizante", denuncia Bispo (15 de março de 2019)
  • Aqueles que deveriam estar cuidando de tudo o que é o bem-estar do povo incendiaram as cargas que são um símbolo da ajuda humanitária de outros países e dos esforços de muitos homens e mulheres também da Venezuela. Isso não é somente um pecado de imoralidade, é um ato de desumanidade pelo qual terão que responder diante de Deus.
- Fonte: Venezuela: Bispo pede a militares e policiais que em nome de Deus não disparem contra povo (25 de fevereiro de 2019)
  • Você apela o tempo todo dizendo que a causa é a "guerra econômica": é verdade, há uma "guerra econômica", mas não contra o governo ou as instituições estatais, mas contra o povo, a guerra da corrupção que enriqueceu muitos que são chamados dirigentes e servidores da nação
- Fonte: Bispo a Maduro: Deixe o poder e permita o ingresso de ajuda humanitária na Venezuela (19 de fevereiro de 2019)
  • Escute o grito das pessoas que não querem apenas liberdade e democracia, mas também que sejam consideradas em sua dignidade.
- Fonte: Bispo da Venezuela a Maduro: Abra os olhos para ver o sofrimento do povo (14 de fevereiro de 2019)
  • O problema não é apenas da pessoa, da mulher que aborta, mas de todas as pessoas que colaboram frequentemente pressionando ou negociando. Por trás do aborto também há um comércio, com o material orgânico para ser utilizado para outros fins. Infelizmente, também existe este comércio de morte para justificar a maioria das coisas que se faz com o aborto.
- Fonte: Bispo denuncia tentativa de despenalizar o aborto na Venezuela (26 de junho de 2018)
  • Se a Venezuela estivesse vivendo esta crise, o Pe. José Luis não estaria morto neste momento. Ele sofreu a mesma situação que muitas pessoas do povo venezuelano estão vivendo. Alguns querem esconder a realidade, mas vocês percebem como um sacerdote é vítima de um mau sistema de governo. Nós, sacerdotes, somos o povo e sofremos as mesmas dores do povo.
- Fonte: Outro sacerdote morre devido à escassez de remédios na Venezuela (10 de abril de 2018)
  • Cristo derrubou todos os muros de divisão para criar uma nova humanidade, um verdadeiro homem novo, não o que querem nos apresentar disfarçado de coisas agradáveis, que no fundo é outra coisa.
- Fonte: Bispo defende sacerdotes ameaçados na Venezuela (30 de maio de 2017)
  • Nem com barricadas, nem com a queima de veículos, nem de instalações educativas ou de outro tipo se alcançará a paz e a concórdia. Por isso, é necessário que se aprofunde em uma proposta que seja cívica e que respeite os demais.
- Fonte: Bispo venezuelano reitera desejo da Igreja de promover encontros de paz (27 de março de 2014)
  • Porque que osque não conheçam ao Senhor alcancem não só saber d'Ele mas também também optar pelo mesmo Jesus. Isto requer ficar vigilantes. Se o estamos ajudaremos de verdade a que cresça o número dos que optam por Jesus... se formos indiferentes botamos em risco também nosso caminho para a plenitude da vida
- Fonte: Fiéis devem preocupar-se com evangelizar, afirma Bispo venezuelano (8 de setembro de 2008)
  • Este é um tempo propício para reafirmar que os católicos na Venezuela e no resto do mundo acreditam no Deus da ressurreição. Por isso, não só nos sentimos novas criaturas, mas também atuamos e caminhamos em uma esperança viva.
- Fonte: Bispo lembra a venezuelanos que a esperança do cristão não é resignação fatalista (29 de março de 2008)
  • O peregrino não só deve honrar o Santo Cristo de La Grita, mas sim reafirmar sua vocação de discípulo do Mestre por excelência, que na Cruz nos brindou a melhor de todas suas lições: a do amor radical por todos os seres humanos para conceder a liberdade dos filhos de Deus.
- Fonte: Discípulo de Cristo deve perder temor de anunciá-lo, diz Bispo venezuelano (9 de agosto de 2007)
  • As crianças e os adolescentes não são simples receptores passivos de conteúdos ou de propostas.
- Fonte: Crianças e adolescentes querem ser atores na Igreja, afirma Bispo venezuelano (29 de julho de 2007)
  • Em todos os tempos, o não ver Jesus em sua justa dimensão produz em muitos a reação contra a Igreja, Mãe e Mestra.
- Fonte: Jesus não era nem "socialista" nem um "guru", mas sim o Filho de Deus, diz Bispo venezuelano (13 de março de 2007)
  • Às vezes, pode dar a impressão de que o Natal é um tempo para gastar e esbanjar. Entretanto, o que celebramos é a presença de Deus que ama, fato que nos convida a amar a todos. Daí que esta celebração deva ser também a festa da solidariedade que nos permite nos aproximar dos demais para compartilhar o que temo.
- Fonte: Bispo pede a venezuelanos celebrar presença de Deus no Natal (12 de dezembro de 2006)
  • Os momentos que vivemos em nossa sociedade não são nada fáceis. E cabe aos fiéis e seguidores de Jesus sermos capazes de construir o reino de Deus. Isto significa que temos que encher dos valores do Evangelho todos nossos ambientes para que brilhe com todo seu resplendor a luz de Cristo. Mas não podemos nos dar o luxo de nos manter isolados desta tarefa, nem de esperar que outros a façam por nós e muito menos ser anti-testemunhas no meio do mundo onde devemos ser sal e luz. Sal para dar o sabor de justiça e paz, de solidariedade e fraternidade; luz que destrua toda escuridão e sombra de morte.
- Fonte: Na Venezuela urge o testemunho dos cristãos na vida pública, diz Bispo (23 de janeiro de 2006)
  • Contemplar é conseqüência de celebrar e adorar. Se de verdade celebrarmos seriamente a Eucaristia e não reduzimos a celebração a um mero conjunto de ritos que terá que cumprir, de seguro terminaremos contemplando.
- Fonte: Bispo recorda a venezuelanos atitudes devidas na Eucaristia (31 de maio de 2005)