Maria Montessori

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Maria Montessori
Maria Montessori
Maria Montessori
Maria Montessori em outros projetos:

Maria Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 - Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi uma educadora italiana, médica e feminista.


  • "A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
- Fonte: Nova Escola
  • "A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los"
- Fonte: Nova Escola
  • "A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquiriri, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior: o ponto de partida e a meta."
-Fonte: Maria Montessori; A Criança;p. 178; 1983, Editorial Nórdica Ltda; Brasil
  • "Para nós, as crianças revelaram que disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual."
- Fonte: Maria Montesssori; Para Desenvolver o Potencial Humano;p.19; Papirus Editora; 2003; Brasil
  • "A paz não escraviza o homem, pelo contrário, ela o exalta. Não o humilha, muito ao contrário, ela o torna consciente de seu poder no universo. E porque está baseada na natureza humana, ela é um princípio universal e constante que vale para todo ser humano. É esse princípio que deve ser nosso guia na elaboração de uma ciência da paz e na educação dos homens para a paz."
- Fonte: Maria Montessori; A Educação e a Paz; p. 54; Papirus Editora; 2004; Brasil
  • "Crianças são seres humanos que merecem respeito."
- Citado em SCHATZ, Kate. Mulheres incríveis: artistas e atletas, piratas e punks, militantes e outras revolucionárias que moldaram a história do mundo. Bauru,SP: Altral Cultural, 2017.