Marcos Pontes

Матеріал з Wikiquote
Перейти до навігації Перейти до пошуку
Marcos Pontes
Marcos Pontes
Marcos Pontes em outros projetos:

Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963 – ), é um astronauta Brasileiro e tenente coronel da FAB. Em março de 2006, ele embarcou numa missão com duração de uma semana abordo da Soyuz TMA-8 e tornou-se o primeiro Brasileiro no espaço. Até agora, ele é o único Sul Americano e falante nativo de Português a ter visitado o espaço. No fim de 2018, ele foi nomeado Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Jair Bolsonaro (2019-2022).


  • O desafio de aprender russo e sobre os sistemas da Soyuz em pouco mais de quatro meses me remeteu à semana de provas do ITA. Daí pensei: se sobrevivi ao ITA, vou sobreviver a isto também.
- Fonte: Vale do Paraíba, quarta-feira, 26 de abril de 2006, em palestra para uma platéia de mais de 800 pessoas no auditório do ITA, onde contou sobre a sua experiência no espaço.
  • O ponto talvez mais enrolado seja a ida ao banheiro. Como ficar ligado ao vaso e como fazer que o material siga na direção correta.
- Fonte: Revista IstoÉ Gente!, edição 342, sobre as dificuldades de sua primeira missão espacial marcada para 30 de março de 2006
  • As pessoas são as coisas mais importantes nessa vida. Trate-as como algo precioso, porque é exatamente isso que elas são. Assim como o nosso lindo Planeta, todos nós somos, ao mesmo tempo, insignificantes perante a imensidão do Universo, e muito especiais, pois cada um de nós é o Universo. Todos somos iguais em essência. Nós não estamos sozinhos e isolados, quando você fere alguém, você fere a si mesmo. Quando você ajuda a alguém, você ajuda a si mesmo. [1]
  • Currículo recuperado no Internet Archive