Maomé

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Maomé
Maomé
Maomé
Maomé em outros projetos:

Maomé, Muhammad ou Mohammed (em árabe: مُحَمَّد) (Meca, c. 570 - Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político influente árabe responsável pelo surgimento do islamismo. Segundo a religião islâmica, Maomé é o último profeta do Deus de Abraão.


  • "O Islam foi erguido sobre cinco pilares. é prestarmos testemunho de que não existe outra divinidade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o cumprimento das orações; o pagamento do zakat; a peregrinação à Casa de Deus; e a observância do jejum no més de Ramadan."
- An-Nawawi, Os quarenta hadith (ditos), hadith 3.
  • "Nenhum de vós será um verdadeiro crente, até que deseje para o seu irmão o que deseja para si mesmo."
- An-Nawawi, Os quarenta hadith (ditos), hadith 13.
  • "Quem crê em Deus e no Último Dia que fale o que é correto, ou então, que se permaneça calado; quem crê em Deus e no Último Dia deve ser generoso com seus vizinhos e quem crê em Deus e no Último Dia deve ser generoso com seus hóspedes."
- An-Nawawi, Os quarenta hadith (ditos), hadith 15.
  • "Seja nesta vida, como se fosses um estranho ou como um passageiro na estrada!"
- An-Nawawi, Os quarenta hadith (ditos), hadith 40.
  • "É preferível andar sozinho do que na companhia dos maus
- Fonte: "Maomé, 170"
  • "Busca conhecimento do berço à sepultura
- Fonte: "Maomé, 274"
  • "Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prémios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prémio
- Fonte: "Maomé, 278"
  • "O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera [carece de fontes?]
  • "Não vejas e não critiques os vícios humanos que em ti próprio se encontram [carece de fontes?]
  • "A tinta da pena de um sábio é mais sagrada do que o sangue de um mártir." [carece de fontes?]

Sobre Maomé[editar]

  • “Eu queria saber o melhor de quem detém hoje o poder incontestável sobre os corações de milhões de seres humanos... Fiquei mais do que convencido de que não era a espada que ganhou um lugar para o Islã naqueles dias no esquema da vida. Era a simplicidade rígida, o auto-apagamento total do Profeta, o escrupuloso respeito por suas promessas, sua intensa devoção a seus amigos e seguidores, sua intrepidez, seu destemor, sua absoluta confiança em Deus e em sua própria missão. Nem a espada carregou tudo antes deles e superou todos os obstáculos.“
- Mahatma Gandhi, Young India (23 setembro 1924) Collected Works of Mahatma Gandhi, vol. 29, "My Jail experiences", p. 133
  • “A minha escolha a Mohammad para encabeçar a lista dos personagens mais influentes do mundo pode surpreender alguns leitores e ser questionada por outros, mas ele foi o único homem na História extremamente bem-sucedido em ambos os níveis: secular e religioso.”
- Michael H. Hart, As 100 Maiores Personalidades da História (1978).
  • “Filósofo, orador, apóstolo, legislador, guerreiro, conquistador de idéias, restaurador de dogmas racionais de um culto sem imagens, fundador de vinte impérios terrestres e de um império espiritual, é Maomé. No que diz respeito a todos os padrões pelos quais a grandeza humana pode ser medido, podemos perguntar, há algum homem maior que ele?"
- Alphonse de Lamartine, Histoire de la Turquie, éd. Librairie du Constitutionnel, 1854, livre premier, p. 280-281

Ligações externas[editar]