Mangá

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"O mangá é uma conversa entre o mangaká e seus leitores." — Osamu Tezuka

Mangá (em Portugal e raramente no Brasil, manga) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas e o seu estilo próprio de desenho. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a desenhos animados para exibição na televisão ou em vídeo, como Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Naruto e InuYasha, tornando-se conhecidos como anime.



  • "Mangá é imagem virtual. Mangá é sentimentalismo. Mangá é resistência. Mangá é consolo. Mangá é excentricidade. Mangá é emoção. Mangá é destruição. Mangá é arrogância. Mangá é paixão. Mangá é fantasia. Mangá é... E ainda não chegamos a nenhuma conclusão."
- Osamu Tezuka apud Ban, Toshio. Ozamu Tezuka: uma biografia mangá. São Paulo: Conrad Editora, 2004. p.214 ISBN 85-87193-71-6
  • "Alguém que não tenha habilidade com relacionamentos não conseguirá criar mangás por que o mangá é uma conversa entre o mangaká (autor) e seus leitores."
- Osamu Tezuka apud Comipress. (16 de Março de 2007). A visão de Fujiko F. Fujio sobre mangá e mangakás. Acessado em 6 de Maio de 2007.
  • "Você não deve criar mangá baseado em suas experiências, mas em pesquisas discretas. Com isso as possibilidades da sua criação expandir-se-ão infinitamente. Eu apóio mangás criados por pessoas assim. Eu esperaria mais por mangás feitos por fracassados do que por pessoas inteligentes que sempre podem se sair bem em tudo.
  • Fujiko F. Fujio apud Comipress. (16 de Março de 2007). A visão de Fujiko F. Fujio sobre mangá e mangakás. Acessado em 6 de Maio de 2007.
  • "Por que os japoneses apreciam tanto os mangás? Parece que os estrangeiros estranham essa mania. Por que os estrangeiros passaram tanto tempo sem ler mangás? Um dos motivos é que eles não tinham um Osamu Tezuka no país deles."

Editorial do jornal Asashi (10/02/1989) [1]

Ver também[editar]

Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Mangá.