Lélia Gonzalez

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lélia Gonzalez
Lélia Gonzalez
Lélia Gonzalez em outros projetos:

Lélia Gonzalez (1 de fevereiro de 193510 de julho de 1994). Foi uma intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga brasileira.



  • "Ontem como hoje, amefricanos oriundos dos mais diferentes países têm desempenhado um papel crucial na elaboração dessa Amefricanidade que identifica, na Diáspora, uma experiência histórica comum que exige ser devidamente conhecida e cuidadosamente pesquisada".
- A categoria político-cultural de amefricanidade. Lélia Gonzalez, Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, jan./jun., 1988.

Sobre[editar]

  • "A amefricanidade será mais efetiva quando o pretuguês também fizer parte desse reconhecimento e da disseminação do conhecimento, sem ignorar sua existência e quanto constitui a identidade do Brasil. Nesse sentido, as contribuições da intelectual brasileira foram significativas para se pensar novas bases da epistemologia, ou seja, do conhecimento a partir das etnias marginalizadas. Perceber a profunda presença da colonização é se instrumentalizar para decolonizar nossos saberes e identidades."
- Filósofas: O legado das mulheres na história do pensamento mundial. Natasha Hennemann e Fabiana Lessa, São Paulo: maquinaria, 2022, p. 211-2