Joseph Tobji

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Joseph Tobji em outros projetos:

Joseph Tobji (28 de março de 1971) é um arcebispo católico sírio.



  • É absolutamente claro para todos que os motivos de uma guerra tão desastrosa como vivemos nestes últimos sete anos não têm nada a ver com a busca por democracia ou liberdade. As razões têm muito mais a ver com um jogo sujo de economia mundial.
- Fonte: Arcebispos da Síria e Nigéria falam sobre agressão à liberdade religiosa em seus países (9 de fevereiro de 2018)
  • Se os cristãos desaparecerem, haverá muitos problemas, tanto para o próprio país quanto para a Europa, que não está a tantos quilômetros de distância.
- Fonte: ACN aprova mais de 40 projetos de apoio para a Síria (25 de julho de 2018)
  • Não deem as costas para nós. A Síria sofre. Jogos de poder estão levando nosso país para o abismo. Precisamos de ajuda. Mas façam isso antes que seja tarde demais.
- Fonte: "Rezem por nós, não nos deixem sozinhos", pede arcebispo de Aleppo (30 de dezembro de 2019)
  • Nosso desejo de ficar é uma missão e não apenas porque nascemos aqui, ou porque somos obrigados a ficar aqui contra a nossa vontade. Nós, maronitas, não temos lugar para nos unir além desta Catedral. E a decisão de restaurá-la foi evidente, como uma família que queria renovar nossa única casa que nos unia.
- Fonte: A Catedral de Aleppo, destruída na guerra síria, nasce das cinzas (20 de julho de 2020)
  • Que termine a guerra, que haja paz, que as sanções sejam retiradas e digo aos refugiados: "Aqui é a sua casa, suas raízes estão aqui". Eu sei que a maioria dos refugiados não está feliz no lugar em que se encontra.
- Fonte: Arcebispo de Alepo: “Cristãos, aqui é a sua casa” (12 de novembro de 2020)
  • Fogem sobretudo da Síria os jovens e pessoas qualificadas, e os mais pobres e mais vulneráveis permanecem. Nesta situação, a Igreja não pode ir adiante, a pastoral não pode prosseguir.
- Fonte: Síria: o grito de dor do arcebispo maronita de Aleppo (17 de março de 2021)
  • Nós nos sentimos completamente abandonados. E que esperança podemos depositar na comunidade internacional se adota como único instrumento as sanções?
- Fonte: Síria: a Páscoa, única fonte de luz e esperança (2 de abril de 2021)
  • A presença cristã no Oriente, também em Aleppo é milenar, já do tempo dos Apóstolos. Por isso, é muito importante que tenha continuidade, porque colabora também com a Igreja universal, não somente para o Oriente.
- Fonte: Aleppo: guerra e crise econômica colocam cristãos em fuga (14 de dezembro de 2021)