Saltar para o conteúdo

Joseph Mitsuaki Takami

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Joseph Mitsuaki Takami
Joseph Mitsuaki Takami
Joseph Mitsuaki Takami
Wikipédia
Wikimedia Commons

Joseph Mitsuaki Takami (21 de março de 1946) é um bispo católico japonês.



  • A chama olímpica é também um símbolo de uma oração de amor, uma oração pela paz. A bomba atômica é absolutamente contrária a esta chama e hoje nos é pedido para aboli-la, para nunca mais usá-la. O único fogo é o da unidade, do amor e da paz.
- Fonte: Arcebispo de Nagasaki: "Da atômica ao fogo olímpico da paz" (6 de agosto de 2021)
  • A paz não pode ser construída com o poder militar. Por isso, recorro ao governo japonês e às pessoas de boa vontade a fim de que pratiquem um diálogo sincero e duradouro para instaurar a paz na Ásia e no mundo, sem responder militarmente às ameaças de países confinantes ou do terrorismo.
  • Nagasaki experimentou a perseguição ao cristianismo e a tragédia atômica do Séc. XX. Não seria maravilhoso se agora, acolhendo um encontro de oração e de diálogo entre os cristãos, oferecesse também um modelo de pacificação no mundo?
- Fonte: Mensagem dos bispos japoneses por iniciativa "Dez dias pela paz" (7 de agosto de 2017)
  • Pe. Pedro Kibe, sacerdote da Companhia de Jesus, e seus 187 companheiros deixam aos cristãos e aos não-cristãos uma mensagem rica de conteúdos como: perseverar na fé em Deus, único capaz de salvar a humanidade, cultivar sempre a liberdade religiosa, que é um dos direitos humanos fundamentais, ter um comportamento não-violento diante das perseguições, necessário para obter a paz. Esperamos que a beatificação possa ser uma ocasião para redescobir a importância da fé e dar um testemunho do amor de Deus, manifestado através de Jesus Cristo e de seus mártires.
- Fonte: “A beatificação de 188 mártires japoneses é um evento de graça, é um tesouro escondido, é uma ocasião para redescobrir e testemunhar a fé”: Entrevista da Agência Fides ao arcebispo de Nagasaki, Dom Joseph Mitsuaki Takami (24 de novembro de 2008)