Saltar para o conteúdo

José Carlos Mariátegui

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
José Carlos Mariátegui
José Carlos Mariátegui
José Carlos Mariátegui
Wikipédia
Wikisource

José Carlos Mariátegui La Chira (Moquegua, 14 de junho de 189416 de abril de 1930) foi um escritor, jornalista, sociólogo e ativista político peruano.



  • "O movimento trotskista cubano (…) se caracteriza por seu caráter anti-imperialista, sua orientação revolucionária, sua aderência ao marxismo e sua defesa dos interesses nacionais".[1] Foi formado, em sua maioria, por homens e mulheres muito jovens que agiram honestamente, guiados pela vontade de obter mudanças radicais na sociedade cubana (…)."
- Uma breve história do trotskismo cubano nas décadas anteriores à Revolução.
  • "Já disse que a Conquista foi a última cruzada e que a grandeza espanhola começou com os conquistadores. Seu caráter de cruzada define a Conquista como um empreendimento essencialmente militar e religioso. Foi realizada conjuntamente por soldados e missionários... A A execução de Atahualpa, embora obedecesse apenas ao rudimentar maquiavelismo político de Pizarro, revestiu-se de motivos religiosos... Após a tragédia de Cajamarca, o missionário continuou a ditar zelosamente sua lei para a Conquista. O poder espiritual inspirou e administrou o poder temporal ...o cruzado, o cavaleiro, ele personificava uma era que estava acabando, a Idade Média católica.”[2]

Referências

  1. Revolucionários “esquecidos” pela história. Os trotskistas cubanos dos anos 1930 a 1959 Eric Toussaint. Publicado em 19 de agosto de 2022.
  2. MARIÁTEGUI, José Carlos, 7 Ensayos de interpretación de la realidad peruana, Lima, Ed. Amauta, 1994, Págs. 169 y 170.