José Carlos Mariátegui

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
José Carlos Mariátegui
José Carlos Mariátegui
José Carlos Mariátegui
José Carlos Mariátegui em outros projetos:

José Carlos Mariátegui La Chira (Moquegua, 14 de junho de 189416 de abril de 1930) foi um escritor, jornalista, sociólogo e ativista político peruano.



  • "O movimento trotskista cubano (…) se caracteriza por seu caráter anti-imperialista, sua orientação revolucionária, sua aderência ao marxismo e sua defesa dos interesses nacionais".[1] Foi formado, em sua maioria, por homens e mulheres muito jovens que agiram honestamente, guiados pela vontade de obter mudanças radicais na sociedade cubana (…)."
- Uma breve história do trotskismo cubano nas décadas anteriores à Revolução.
  • "Já disse que a Conquista foi a última cruzada e que a grandeza espanhola começou com os conquistadores. Seu caráter de cruzada define a Conquista como um empreendimento essencialmente militar e religioso. Foi realizada conjuntamente por soldados e missionários... A A execução de Atahualpa, embora obedecesse apenas ao rudimentar maquiavelismo político de Pizarro, revestiu-se de motivos religiosos... Após a tragédia de Cajamarca, o missionário continuou a ditar zelosamente sua lei para a Conquista. O poder espiritual inspirou e administrou o poder temporal ...o cruzado, o cavaleiro, ele personificava uma era que estava acabando, a Idade Média católica.”[2]

Referências

  1. Revolucionários “esquecidos” pela história. Os trotskistas cubanos dos anos 1930 a 1959 Eric Toussaint. Publicado em 19 de agosto de 2022.
  2. MARIÁTEGUI, José Carlos, 7 Ensayos de interpretación de la realidad peruana, Lima, Ed. Amauta, 1994, Págs. 169 y 170.