Joaquim Mattoso Câmara Júnior

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Joaquim Mattoso Câmara Jr.)
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Joaquim Mattoso Câmara Júnior
Joaquim Mattoso Câmara Júnior em outros projetos:

Joaquim Mattoso Câmara Jr., também conhecido como Mattoso Câmara, (Rio de Janeiro, 13 de abril de 19045 de fevereiro de 1970) foi um linguista, pesquisador e professor universitário brasileiro.


Sobre[editar]

  • "Na verdade, em nosso país, a história da Linguística não pode ser contada sem referência a, pelo menos, dois nomes (se outros forem esquecidos): Joaquim Mattoso Câmara Jr. e Aryon Dall'Igna Rodrigues."
- D’ANGELIS, Wilmar R. 2006. Aryon das línguas Rodrigues. Estudos da Língua(gem), vol. 4, n. 2, p. 13-19. Vitória da Conquista: UESB. (p. 14)
  • "Falar da contribuição de Joaquim Mattoso Câmara Jr. significa rememorar a institucionalização da Lingüística em nosso país. Idealizador da Associação que hoje nos congrega, introdutor da lingüística estruturalista, incentivador dos estudos de línguas indígenas, homem de muitos títulos, muitas luzes, vasta e variada produção científica, reconhecido internacionalmente. Doutor, livre-docente, jamais chegou a professor-catedrático. Fundador da Associação Brasileira de Lingüística, jamais almejou ser dela presidente. Mas foi para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às suas aulas o professor perfeito, o mestre sempre lembrado a quem se deseja imitar."
- Leite, Yonne. 2005. O pensamento fonológico de J. Mattoso Câmara Jr.. Estudos da Língua(gem) n. 2, p. 29-44. (p. 30)
  • "Ora criticada, ora adotada ou reabilitada, ora servindo de inspiração, sua obra mantém vivo entre nós o seu autor e é uma demonstração da perenidade que a vida acadêmica confere quando ela é exercida com retidão, honestidade e coragem de inovar, como o fez o Professor J. Mattoso Câmara Jr."
- Leite, Yonne. 2005. O pensamento fonológico de J. Mattoso Câmara Jr.. Estudos da Língua(gem) n. 2, p. 29-44. (p. 40)
  • "Mas foi para todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir às suas aulas o professor-perfeito, o mestre que não se pode esquecer e a quem sempre se almeja imitar."
- Leite, Yonne. 2004. Joaquim Mattoso Câmara Jr: um inovador. D.E.L.T.A. vol. 20, Especial, p. 9-31. (p. 10)
  • "De sua ação entre nós fica o exemplo de quem não temeu as dificuldades, de quem teve a coragem de propor algo novo, de quem seguiu o caminho que julgava certo, por mais estranhas que suas idéias parecessem. E o fez com modéstia, dividindo o espaço conquistado, agregando e não separando, deixando que outros também a seu modo e à sua maneira também fizessem."
- Leite, Yonne. 2004. Joaquim Mattoso Câmara Jr: um inovador. D.E.L.T.A. vol. 20, Especial, p. 9-31. (p. 27)

Ligações externas[editar]