João Braz de Aviz

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
João Braz de Aviz
João Braz de Aviz
João Braz de Aviz
João Braz de Aviz em outros projetos:

João Braz de Aviz (24 de abril de 1947) é um cardeal católico romano brasileiro, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito Arquidiocese de Brasília.


  • Para nós é fundamental a nossa comunhão com o Santo Padre, nós repetimos isso constantemente. Para nós, Francisco é Pedro. Pedro nós não criticamos, Pedro nós não avaliamos, Pedro nós obedecemos, nós amamos, nós dialogamos com ele e ainda mais Pedro quando ele procura por si mesmo este diálogo com a gente. O Dicastério tem se beneficiado muito disso.
- Fonte: "Francisco é Pedro. E Pedro nós amamos." Card. Braz de Aviz fala da proximidade do Papa aos consagrados (12 de dezembro de 2020)
  • Basta pensar na experiência de São Francisco ou até de outros santos grandes; no caso da Teologia, nós tivemos o grande dominicano que nos deu esta linha, São Tomás de Aquino, de uma Teologia, de uma Filosofia que era uma síntese realmente belíssima da vida cristã com o pensamento clássico. Nós estamos no momento que é dinâmico, forte, em que muitas coisas que serviam porque o tempo exigia, hoje elas não servem mais.
- Fonte: Braz de Aviz: a reforma da Igreja é também reforma da vida consagrada (1 de fevereiro de 2020)