Jean-François Revel

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Jean-François Revel
Jean-François Revel
Jean-François Revel
Jean-François Revel em outros projetos:

Jean-François Revel (19 de janeiro de 192430 de abril de 2006) foi um filósofo francês.


  • "A civilização democrática é a primeira na história a culpar-se porque outra potência está a trabalhar para destruí-la."
-How Democracies Perish (1983)
  • "A principal função do antiamericanismo sempre foi, e ainda é, desacreditar o liberalismo, desacreditando a sua encarnação suprema. Traçar os Estados Unidos como uma sociedade repressiva, injusta, racista – quase fascista – era uma forma de proclamar: vejam o que acontece quando o liberalismo é implementado!"
-Antiamericanismo (2003)
  • "A América é objecto da sua aversão porque, durante meio século ou mais, tem sido a sociedade capitalista mais próspera e criativa do planeta. Em última análise, é a democracia liberal - ou simplesmente a própria liberdade - que eles estão ansiosos por destruir, apesar de estarem entre os seus principais beneficiários, sendo livres de viajar para qualquer lugar, a qualquer hora, a fim de tramar os seus planos."
-Antiamericanismo (2003)
  • "A ideia de que uma cultura pode preservar a sua originalidade protegendo-se contra influências estrangeiras é uma velha ilusão que sempre produziu o resultado oposto ao desejado. O isolamento gera esterilidade. É a livre circulação de produtos e talentos culturais que permite a cada sociedade perpetuar-se e renovar-se."
-Antiamericanismo (2003)