Jean-Daniel Colladon

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jean-Daniel Colladon em outros projetos:

Jean-Daniel Colladon (15 de Dezembro de 1802 - Genebra † 30 de Julho de 1893) foi um físico suíço e uma figura de renome da ciência e industria de Genebra do século XIX. Ao mesmo tempo sábio e engenheiro, as suas descobertas e invenções tiveram várias aplicações práticas além de ter recebido inúmeros prémios e nomeações.


Citação[editar]

Em Souvenirs et mémoires, Genève

  • "... Nasci sobre uma boa estrela, e durante a minha vida tive oportunidade de ver revoluções políticas e fazer inúmeras invenções ou descobertas. Medi a velocidade do som na água e demonstrei que a água tem uma prodigiosa elasticidade; estudei as correntes eléctricas produzidas por máquinas que 'esfregam', a garrafa de Leyde e a electricidade atmosférica; fui o primeiro a mostrar que a luz pode prosseguir numa linha curva numa fonte líquida e que o vapor de água, em determinados casos, pode apagar os incêndios. Fui o primeira a descrever que as palas das rodas de um vapor 'a rodas' devem mexer-se enquanto a própria roda faz o seu movimento circular; e sobretudo demonstrei que o ar comprimido exerce uma acção uma vez e meia mais forte do que se pensava e que deve ser devidamente aplicada para perfurar as montanhas. Eu descrevi pela primeira vez as manchas circulares produzidas pelos raios da trovoada e dei uma explicação a formação do granizo, etc., etc. ... Estas diferentes invenções tiveram como consequência numerosas recompensas, prémios, medalhas, nomeações a institutos e outros corpos sábios,..."
Jean-Daniel Colladon, Souvenirs et mémoires, Genève, 1893
- «... Je suis né sous une heureuse étoile, et pendant ma vie j’ai pu voir bien des révolutions politiques et faire de nombreuses inventions ou découvertes. ... Ces différentes inventions ont eu la consécration de nombreuses récompenses, prix, médailles, nominations à l’Institut et autres corps savants, etc.,...»

Original fr:Jean-Daniel_Colladon