Filipa Gonçalves

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Filipa Gonçalves
Filipa Gonçalves em outros projetos:

Filipa Gonçalves (Lisboa, 2 de Abril de 1980) é uma modelo e actriz portuguesa.



  • "Nunca pus a hipótese de a operação correr mal. A minha vontade era muito maior que o medo. Estava disposta a ir até às últimas consequências. Consegui. (...) Enterrei o Paulo e surgiu a Filipa. Depois seguiu-se uma longa batalha para mudar de identidade. Passados dois ou três anos reconheceram-me como mulher."
- Em entrevista ao portal Vidas, de Portugal, em 2011.

Sobre[editar]

  • "Em 1999, chamava-se Paulo e decidiu mudar de sexo. Hoje, dá pelo nome de Filipa Gonçalves, é manequim e uma mulher 'perfeita'. (...) Sempre apoiada pelos pais, Filipa Gonçalves explica que decidiu escrever a sua história de vida, [no livro] Absolutamente Mulher, para mostrar às pessoas que 'o mais importante é sentirmo-nos bem' e que 'nunca devemos desistir'."
-Matéria do sítio web Fama, do portal Sapo.com, em 1 de abril de 2010.
  • "Não posso dizer que foi fácil. Não estava preparado para enfrentar estas diferenças nem sabia como as interpretar. E, por outro lado, estava inserido num meio declaradamente machista, que vê nos filhos homens um prolongamento de si mesmo e tudo o que foge às regras é rejeitado. Mantive sempre a cabeça erguida e aceitei os desígnios que Deus me atribuiu com alguma serenidade. Os filhos nasceram para ser amados, protegidos e respeitados, independentemente das suas características ou dos problemas que arrastam consigo. A transexualidade é uma situação complexa que leva o seu tempo a aceitar e a entender."
- Declaração do ex-jogador Nené, seu pai, ao portal Lux.pt em 17 de abril de 2010.