Eliane Potiguara
Aspeto
Eliane Potiguara |
---|
Wikipédia |
Eliane Lima dos Santos (Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1950), também conhecida como Eliane Potiguara, é uma professora, escritora, ativista e empreendedora indígena brasileira. Ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
- "Minha família veio do nordeste por causa da violência do colonizador, do plantio do algodão, em meados de 1920. Foi um processo de migração compulsória. Naquela época os indígenas eram transformados em mão de obra semiescrava para trabalhar no plantio do algodão administrados pelos neocolonizadores ingleses que se instalaram nos arredores de Rio Tinto, Estado da Paraíba."
- - Fonte:[1]
- "Os inimigos começaram a me perseguir e eu fui colocada numa lista de marcados para morrer em 1992, junto ao jornalista Caco Barcellos e um escritor do Mato Grosso. Foi uma coisa horrível e eu acabei ficando doente. Meus filhos não passaram de ano. Isso me prejudicou e nós somos prejudicados até hoje."
- - Fonte:[2]
Referências
- ↑ Cida Alves (31 de agosto de 2022). «Indígena paraibana, Eliane Potiguara, é indicada ao Prêmio Nobel da Paz». Brasil de Fato
- ↑ Felipe Beltrame (31 de agosto de 2022). «Conheça Eliane Potiguara, primeira autora indígena do Brasil». Terra