Edward Snowden

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edward Joseph Snowden
Edward Joseph Snowden
Edward Snowden em outros projetos:

Edward Joseph Snowden (21 de junho de 1983, Elizabeth City, Estados Unidos) é um analista de sistemas, ex-funcionário da CIA e ex-contratado da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de Vigilância Global da NSA americana[1].


Citações[editar]

Conferência TED - Saudado como herói por Tim Berners-Lee, criador da Internet (18 de março de 2014):
Em 18 de março de 2014, falando da Rússia através de um robô e via Internet, Edward Snowden apareceu na conferência TED. Foi saudado e chamado de herói por Tim Berners-Lee, o criador da WWW.
  • "Para as pessoas que têm visto e desfrutado da internet livre e aberta, cabe a nós preservar essa liberdade para a próxima geração desfrutar dela.[2][3]."


Sobre o sitema de Vigilância Mundial (entrevista ao Jornal The Guardian em 10 de junho de 2013):[4]
  • "A NSA construiu uma infra-estrutura que lhe permite interceptar quase tudo. Com esta capacidade, a grande maioria das comunicações entre seres humanos é automaticamente guardada sem discriminacao. Se eu quisesse ver seus e-mails ou telefone de sua esposa, tudo que eu teria que fazer era usar os interceptadores. Posso obter seus e-mails, senhas, telefonemas, cartões de crédito[5]."
  • "Eu não quero viver em uma sociedade que faz este tipo de coisas ... Eu não quero viver em um mundo onde tudo o que fazemos e dizemos é registrado. Isso não é algo que eu estou disposto a apoiar ou viver sob."[6][7]


Sobre seu trabalho para a NSA e os motivos porque decidiu correr os riscos de revelar a existência dos programas de vigilância e espionagem mundial (junho de 2013):[8]
  • "Eu sou apenas mais um cara que fica lá no dia a dia em um escritório, observa o que está acontecendo e diz: 'Isso é algo que não é para ser decidido por nós; o público precisa decidir se esses programas e políticas estão certos ou errados[9]."
  • "Você não pode ir contra as agências de inteligência mais poderosas do mundo e não aceitar o risco. Se eles quiserem te pegar, em certo momento eles vão[10]."
Vigilância global pela Agência de Inteligência americana, NSA - Mapa da coleta de dados. O esquema de cores varia de verde (menos sujeito a vigilância) através de amarelo e laranja para vermelho (o mais vigilância)- Boundless - Imagens expostas entre os documentos revelados por Edward Snowden

Ligações externas[editar]

  • [2] Mensagem de Natal- 26 de Dezembro de 2013 enquanto refugiado político,em asilo em local desconhecido na Rússia (em inglês)
  • Edward Snowden, 18 de março de 2014, Conferência TED, Video em ingles - [3]
  • Edward Snowden em suas próprias palavras - 6 de Junho de 2013-Entrevista por Glenn Greenwald, vídeo feito por Laura Poitras em Hong Kong - legendado em espanhol pode ser visto You Tube sob o titulo: Edward Snowden whistleblower interview transcription Español

Referências