Edward Osborne Wilson

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Edward Osborne Wilson
Edward Osborne Wilson
Edward Osborne Wilson
Edward Osborne Wilson em outros projetos:

Edward Osborne Wilson (Birgmingham, 10 de junho de 1929 - 26 de dezembro de 2021) foi um entomologista americano e biólogo conhecido por seu trabalho com ecologia, evolução e sociobiologia. Wilson foi especialista em formigas, em particular seu uso de feromônios para comunicação. Também foi famoso por iniciar o debate da sociobiologia, uma das maiores controvérsias científicas do final do século XX, quando sugeriu em seu livro Sociobiology: The New Synthesis (1975) que o comportamento animal (e por extensão, o humano) pode ser estudado utilizando-se uma abordagem evolutiva. Ele também é creditado por trazer o termo biodiversidade a público.


  • O antropocentrismo é um incapacitante vício do intelecto.
- Edward Osborne Wilson, "Biology and the Social Sciences", Daedalus, v. 106, n. 4, p. 131, outono de 1977. Citado por James Gleick, "A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada" [recurso eletrônico]; tradução Augusto Calil — 1a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2013. p. 309.
  • Teoria maravilhosa, espécie errada. (Sobre o marxismo, que ele considerava mais adequado para formigas do que para humanos.)
- Citado em Quotations for our times: 75 sayings for the modern world; Independent, 23 de agosto de 2007, citando o Oxford Dictionary of Modern Quotations
  • O verdadeiro problema da humanidade é o seguinte: temos emoções paleolíticas; instituições medievais; e tecnologia divina.
- Citado na Harvard Magazine de uma discussão pública entre Wilson e James Watson moderada pelo correspondente da NPR Robert Krulwich, 10 de setembro de 2009