Discussão:Leão da Montanha

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Não. Lippy, o Leão que acompanha a hiena Hardy, e o Leão da Montanha não são o mesmo personagem. O autor deste artigo confundiu os dois. O Leão da Montanha tinha, inclusive, o seu próprio desenho. Aproveitando e ensejo, estou pensando que é um pouco excessivo um artigo para cada personagem de desenho animado, mesmo porque a maioria esmagadora tem apenas uma, talvez duas, frases ou palavras reconhecidas. Não seria melhor consolidar todos em um único artigo, dedicado aos desenhos animados? Ficaria mais consiso e evitaria-se a multiplicação de microartigos. Redux 13:08, 25 Jan 2005 (UTC)

  • a princípio fiquei em dúvida também, quanto a criação de páginas para cada personagem. Mas analisando a Wikiquote em Inglês (que uso como parâmetro para minhas decisões) tem uma categoria que inclui estes e outros personagens da TV: Television_shows. Claro que seria necessário mais citações para cada personagem, para compensar. Mas não é proibido simplesmente ter uma página para cada personagem.
--Chico 14:33, 27 Jan 2005 (UTC)

Creio que seja apenas uma questão de bom senso. Artigos "excêntricos" serão sempre criados, especialmente por visitantes esporádicos, mais ávidos em deixar a "sua marca" do que de fato em contribuir para o projeto, mas cabe aos usuários mais comprometidos manter a casa limpa. Suponho que a única forma de fazer uma avaliação justa seja fazê-la caso a caso. No caso dos desenhos animados dos anos 50 e 60, como aqueles que citei em meu comentário na Discussão da Página Principal, não vejo como seria prático possuir páginas para cada um deles e colocar lá apenas uma citação, ou duas. Nesses casos específicos, seria melhor um artigo dedicado aos "Estúdios Hanna-Barbera", e um outro dedicado à Disney, por exemplo. Poucos são os casos de desenhos animados que mereceriam páginas só para eles (posso pensar em um caso: "Os Simpsons" – na versão em inglês do Wikiquote, já se fala em separar pelo menos alguns dos personagens, pois o artigo já se está tornando muito extenso, mas "Os Simpsons" é um fenômeno pop, e não são apenas os chavões dos personagens a merecer citação, mas também frases ditas em episódios, por serem engraçadas, críticas políticas/socias ou irônicas. O mesmo não se repete com estes desenhos mais antigos, nos quais apenas os chavões são reconhecíveis). E isto não se aplica somente a desenhos, mas também para pessoas reais. De novo, trata-se de análise caso a caso: eu mesmo estava pensando, a princípio, em abrir artigos para diversas personalidades do mundo jurídico que disseram coisas interessantes, como o alemão Rudolph von Iehring e o brasileiro Rui Barbosa, mas depois me ocorreu que talvez fosse melhor criar apenas uma página, dedicada a juristas, e lá listá-los todos, pois seriam apenas duas ou três frases para cada. Para garantir que os visitantes encontrem a página quando buscarem por "Rui Barbosa", por exemplo, basta criar redirecionamentos com os nomes dos principais personagens/pessoas listados. Redux


Embora não esteja muito por dentro do projecto, penso que, sendo a principal organização do mesmo por autor de citação, essa organização deverá ser mantida. E isto seria tanto válido para alguém com 1 milhão de frases famosas como para alguém (ou algo, no caso dos personagens animados) que apenas lhe seja atribuida uma! E-roxo 03:11, 2 Mar 2005 (UTC)