Contardo Calligaris

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Contardo Calligaris
Contardo Calligaris
Contardo Calligaris
Contardo Calligaris em outros projetos:

Contardo Calligaris (Milão, 2 de junho de 1948São Paulo, 30 de março de 2021) foi um psicanalista italiano radicado no Brasil. É colunista da Folha de S. Paulo. Doutor em Psicologia Clínica pela Universida da Provença (França), onde defendeu a tese "A Paixão de Ser Instrumento", estudo sobre a personalidade burocrática. Professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de Estudos culturais na New School of New York. Colunista do jornal Folha de S. Paulo desde 1999, Calligaris é autor de diversos livros.


  • "O projeto de sermos felizes é profundamente errado, concebido para nos manter na insatisfação, o que é absolutamente necessário na sociedade de consumo. O ganhador é quem teve uma alta qualidade de experiência, seja qual for, que tenha sido intensamente. A felicidade, eu sou contra. Sexo não é felicidade, é alegria."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 21 de Maio de 2008
  • "Cada época tem os adolescentes que merece"
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 21 de Janeiro de 2007
- Sobre o fato de os adolescentes modernos sonharem pequeno.
  • "Talvez a gente se apaixone e se separe sobretudo conforme o ritmo do antigo e inesgotável conflito interno entre nossas aspirações de navegador solitário e nossa nostalgia de uma fusão na qual, enfim, poderíamos descansar de vez."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 21 de Fevereiro de 2008
  • "Na hora de bater as botas, diante da pergunta 'Que mais poderia ter sido minha vida?', é tocante constatar que, no fundo, gostaríamos que tivesse sido mais do mesmo."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 28 de Fevereiro de 2008
  • "O amor e a paixão não nos fazem necessariamente felizes, mas são uma festa e uma alegria porque deles podemos esperar ao menos isto: que eles nos tornem um pouco outros, que eles nos mudem."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 20 de Novembro de 2008
  • "O diálogo que leva ao amor, que dá a cada um a vontade de se arriscar, não surge da sedução e do charme, mas da coragem de nos apresentarmos por nossas falhas, feridas e perdas."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de 25 de Junho de 2009
  • "A aventura não depende apenas do encontro com o inusitado, ela é, antes de mais nada, uma disposição do espírito."
- Fonte: em Folha de S. Paulo de