Cidade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Cidade

Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal.

  • "O objetivo principal da política é criar a amizade entre membros da cidade".
- Aristóteles;
- vide: Genealogia da Amizade - página 44, Política da imanência, Francisco Ortega, Editora Iluminuras Ltda, 2002, ISBN 8573211598, 9788573211597, 173 páginas
  • "Se queremos entender como a cidade se tornou o que é, não devemos estudar apenas uma exceção de cidadãos que ocuparam cargos públicos. Essas figuras excepcionais não vivenciam a mesma experiência que nós. Para interpretar a história de nossa gente, devemos olhar para a vida das pessoas comuns em suas contradições e diversidades."
- André Azevedo da Fonseca in: artigo "Por uma nova história do povo de Uberaba"
  • “O sol de inverno era apenas um pobre brilho leitoso e débil atrás das camadas de nuvens sobre a cidade acanhada.”
- Thomas Mann in: Tonio Kroeger
  • "Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidade, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até o seu próprio nome. Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos – peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul."
- Salman Rushdie in: Haroun
  • “Névoa por todo lado. Névoa sobre o rio, que flui entre ilhotas e prados verdes; névoa desce o rio, que escorre inquinado entre as filas de barcos e imundície que chega à margem de uma grande (e suja) cidade...”
- Fog everywhere. Fog up the river, where it flows among green aits and meadows ; fog down the river, where it rolls deified among the tiers of shipping and the waterside pollutions of a great (and dirty) city.
- Bleak House‎ - Página 3, de Charles Dickens, G. K. Chesterton - Publicado por Forgotten Books, 1953 ISBN 1606208853, 9781606208854 - 595 páginas
  • “É uma boa cidade: tem uma temperatura ideal, bons hotéis, campos de treinos formidáveis e mulheres belíssimas”
- Emerson Leão então técnico da Seleção Brasileira, sobre Cáli, a cidade onde o Brasil ficou concentrado para disputar a Copa América
- Fonte: Revista IstoÉ Edição 1637
  • "São Paulo é detestável, um desastre, a cidade que não deu certo. Estou falando da arquitetura, do urbanismo."
- Chico Buarque; Revista Trip, abril-maio de 2006.
  • "[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação sufuciente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".
- Pasquale Cipro Neto; Fonte: Entrevista à Revista VEJA, em 10 de Setembro de 1997.
  • "Conquistei esta cidade aos vermelhos e irei defendê-la dos vermelhos até ao último fôlego".
- Joseph Goebbels no bunker em Berlim, já quando o exército soviético entrava na cidade, antes de cometer o suicídio
- citado em "Dossiê Hitler" - Página 72, Sérgio Pereira Couto, 2007, Universo dos Livros Editora LTDA, ISBN 8599187546, 9788599187548 - 128 páginas
  • "(Campinas) posava de capital agrícola da província e dizem que a febre veio por pura mandinga paulistana. Nossos concidadãos eram tão altivos e orgulhosos que na rua se comportavam como desconhecidos só para se darem a impressão de habitar uma cidade grande. No estrangeiro, quando interrogados, respondiam em primeiro lugar que eram campineiros, só depois condescendendo em declarar que eram paulistas, e a muito custo admitindo que eram brasileiros. Com a praga republicana, que aqui vicejou como capim, alguém chegou a lançar a idéia de uma República dos Estados Unidos de Campinas."
- Eustáquio Gomes; Fonte: "A Febre Amorosa", Geração Editorial (1985); Capítulo 8. - O livro trata da Campinas do fim do Império, prestes a ser devastada pela febre amarela que ceifou mais de 1/4 de seus cidadãos.
  • "Em vão centenas de milhar de homens, amontoados num pequeno espaço, se esforçavam por disfigurar a terra em que viviam; em vão a cobriam de pedras para que nada pudesse germinar; em vão arrancavam as ervas tenras que pugnavam por irromper; em vão impregnavam o ar de fumo de petróleo e de carvão; em vão escorraçavam os animais e os pássaros - porque até na cidade a primavera era Primavera".
- Liev Tolstói in: Ressurreição

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Cidade.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Cidade.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: cidade